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quarta-feira, 12 de maio de 2010

PILOTO DE TESTES: DL 650 V-STROM por Tirson Goveia


Queridos leitores, alunos e amigos. Hoje estamos iniciando uma nova etapa desse Blog. São artigos escritos pelos alunos do Curso de Pilotagem do Amaral. Estes artigos serão chamados de "PILOTO DE TESTES", onde os proprietários avaliarão suas motos, com sinceridade e sem estarem "presos" as marcas. Ou seja, não é propaganda e nem estão pagando por estas informações.
Cada aluno terá o convite, ou sem convite mesmo, de  mandarem suas impressões, para o meu e-mail, falando de sua moto, com pontos positivos e negativos. 
Hoje, para o início desse "PILOTO DE TESTES", temos a impressão do Piloto de Testes TIRSON GOVEIA, proprietário de sua amarelinha DL 650 V-STROM.
Dê sua atenção a ele. Quem sabe você não compra uma destas.
 
"Caros irmãos motociclistas foi com maior prazer que recebi o convite feito pelo Mestre Amaral, para escrever um pouquinho da minha experiência com minha querida DL-650 V-Strom.

Não tenho a pretensão de escrever um artigo técnico, pois não sou piloto como o Amaral, tampouco jornalista, meu objetivo é passar as minhas impressões pessoais a respeito da minha amarelinha.

Já tive diversas motos (NX 150, XR 200, Sahara 350, fazer 250, XT660, Boulevard M800), todas elas me deram muito prazer, mas a V-Strom 650, posso dizer com segurança, é uma moto única. Quando digo isso não que dizer que seja a melhor moto do mundo, significa apenas que é uma das motos que mais superou as minhas expectativas.

Vamos parar de bla, bla, bla, e vamos ao que interessa!

A V-Strom 650 é uma moto que está incluída na categoria chamada sport touring, ou seja, seu espírito é de uma estradeira, mas sem perder a adrenalina de uma esportiva. Tem uma ótima potência (para o que se propõe), permitindo ultrpassagens tranquilas e retomadas cheias de emoção, nas curvas ela não chega a ser uma esportiva, mas dá show (principalmente para o piloto que aprendeu fazer curvas com o Amaral) hahha!!!

Outro aspecto positivo da V-Strom 650 está em sua suspensão que absorve as irregularidades do asfalto copiando-o sem transmití-la ao piloto, minha esposa agradece rsrsrs.

A bolha regulável é outro ponto alto da motoca, pois proporciona muito conforto e segurança ao piloto, porém há um efeito colateral ocasionado em dias de chuva em que as gotículas de água ficam na bolha e atrapalham bastante a visão obrigando-me a levantar a cabeça para enchergar por cima da bolha.

Algo que devo chamar atenção dos caros leitores é para o enorme banco da V-Strom, o qual possibilita um enorme conforto para o piloto e maior ainda para o garupa, tá certo que uma espuminha a mais não faria mão a ninguém né.

A motoca também agrada bastante quando o assunto relaciona-se ao bolso, pois a economia proporcionada pela versão de 650 centímetros cúbicos é excelente, fazendo com que você não fique, digamos, descapitalizado, além de propiciar uma autonomia de aproximadamente 350km, o que resulta em menos paradas e, em última análise, numa viagem mais confortável.

Contudo, a V-strom não é uma moto perfeita e como tantas outras existem aspectos negativos, sendo que o primeiro e mais grave deles é o fato de que o guidon fica muito distante do piloto obrigando-me a ficar com os braços totalmente estendidos, fazendo com que após alguns quilometros de estrada eu tenha que lançar mão de um emplasto para poder aliviar a dor no pescoço.

Outro ponto negativo da motoca é freio trazeiro que apesar de ser à disco não proporciona uma boa frenagem, é um pouco borrachudo e não muito confiável.

A exposição excessiva das peças do motor também é uma parte que merecia uma reavaliação, pois um tonbinho pode acarretar uma dor no bolso difícil de esquecer. O que faz com que muitos proprietários, lancem mão do, na minha opinião, rídiculo protetor de motor.

Existe ainda um ponto negativo extrinseco à motoca, qual seja, a grande vocação dela para rés furtiva, tecla SAP: esta moto é bastante visada pela malandragem, o que acarreta um valor de seguro bastante salgado.

Em conclusão posso afirmar com segurança que apesar dos pequenos problemas a motoca proporciona uma boa dirigibilidade e bastante segurança ao piloto

Essas são as considerações de um usuário de motoca que não tem nada de piloto, tampouco de profissional ligado ao ramo das duas rodas, mas que é apaixonado pelas duas rodas independentemente da cilindrada.

Por fim, quero externar meu agradecimento ao grande mestre e amigo Amaral, que tanto nos ensina, com tanta boa vontade e dedicação e, lembrem-se, motos foram feitas para pessoas equilibradas!!!"

Tirson. Muito obrigado por este artigo. Um grande abraço a você e a todos os  nossos leitores.


sábado, 1 de maio de 2010

Intuição Feminina: Como Esta Atitude Nos Protegerá?


Queridos alunos e amigos leitores: 
Há alguns anos atrás, todos os domingos, eu jogava futebol em um campinho perto de minha casa. Eu jogava todos os domingos. Um dia, minha esposa, com lágrimas nos olhos, pediu-me para não ir jogar naquela manhã de domingo cheia de sol. Respondi: O que!? Claro que vou! E quando eu voltar, quero o almoço na mesa e sua mãe fora daqui!
Depois de receber esta resposta, minha esposa, como me amava muito, e submissa que era, "engoliu" as lágrimas, voltou-se para a cozinha, e, quieta, deixou-me ir para o futebol. Amigos, naquele dia, aconteceu a maior briga entre os jogadores rivais. Eu apanhei tanto, que meu uniforme do time se rasgou todo, e fiquei com um monte de ematomas no corpo. Ao chegar em casa, naquele estado lastimável, tentei pular o muro de trás para minha esposa não me ver. Mas não adiantou! Ela me viu. E, advinha o que ela me disse?"...amor, eu lhe falei para não ir hoje... eu falei, não falei?..."  Mas, como ela me amava muito, deu-me muito carinho e curou-me de meus machucados.
Será que, nesta história, podemos dizer que minha esposa usou de intuição?  Que nada! Isto foi "bruxaria" mesmo!
Quando eu era pequeno, meu pai, eu, meu irmão e minha mãe, estávamos em uma festa. Ao sairmos da festa, meu pai havia bebido muito. Quando entramos no carro para irmos embora, minha mãe puxou-me para fora do carro. Depois puxou meu irmão, não deixando irmos embora com meu pai. Incrível! Meu pai saiu com o carro, sozinho. Alguns minutos depois, recebemos a notícia que meu pai havia se acidentado. O carro deu perda total. Ele quebrou várias costelas. 
Pergunto: esta atitude de minha mãe foi intuição? 
Lembrem-se que chamamos de Intuição Feminina porque a mulher tem maior capacidade de perceber sinais, ou mais detalhes, que podem ou não ser acompanhadas de perigo. Isto não significa que o homem também usa este tipo de intuição. A ciência ( psicologia) diz que este tipo de intuição é de uso racional. Ela vem acompanhada de sinais, que normalmente nós, os homens, não percebemos. Acho que é por isso que, lá no passado, Deus disse a Abraão:"...Abraão, Abraão, escute sua esposa Sara..." . Acho, também, que é por isso que as seguradoras dizem que a mulher pilota melhor e dirige melhor que os homens. Assim, o seguro do veículo é mais barato.
Airton Senna ( nosso ídolo do esporte automobilístico), antes de se acidentar, percebeu alguns sinais que, em sua intuição, não queria correr naquele dia. Nos treinos viu situações que "avisavam" do perigo daquela corrida. Seu carro não estava bem "mecânicamente". Isto tudo eram algumas demonstrações, sinais, que  algo não estava indo bem.
Amigos. Pilotar defensivamente, além de usar atitudes racionais, como: conhecimento, atenção, previsão, decisão e habilidade (todas estas atitudes já foram faladas neste Blog), usem , também, a atitude da intuição feminina. Percebam os sinais ao seu redor. Olhem para o além, Vejam os detalhes de uma pilotagem mais segura ou não. Assim, obedeça a  sua intuição. 
Olhem para trás e tentem se lembrar: quantas vezes a intuição não lhe salvou por muitas vezes?  
Abraços a todos.