Click na Imagem e acesse meu site.

PRÓXIMAS DATAS DO CURSO DE PILOTAGEM DEFENSIVA

PRÓXIMAS DATAS PARA O CURSO DE PILOTAGEM DEFENSIVA:
PRÓXIMO CURSO LIVRE DEFENSIVO, dia 11 de OUTUBRO de 2015 ou escolha sua melhor data em http://www.amaralinstrutor.com.br/eventos/ MATRÍCULAS e INFORMAÇÕES de PREÇOS SOMENTE PELOS FONES 011 4365 2008 ou 011 9 7590 2040 e pelo E-MAIL amaralmoto@globo.com


Aos domingos, em local previamente estabelecido. Atualmente ministrado WalMart SUPERCENTER, Santo André, SP. Av dos Estados 8500. Bairro Santa Teresinha.
TAMBÉM PROGRAMAMOS CURSOS E PALESTRAS FORA DE SÃO PAULO.
Este curso tem a finalidade de conhecer os limites de segurança que sua moto pode lhe oferecer em situações de emergência.
INFORMAÇÕES:
WhatsSapp: 9 7590 2040, Fone: 11-43652008, Facebook amaral.instrutor, e-mail: amaralmoto@globo.com

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Trafegar Em Corredores: O Que Reza As Leis? O Que Reza O Bom Senso?

Dúvidas dos Leitores, por Fernando Ângelo

Queridos alunos, amigos e leitores, apaixonados pela vida e por motos. Meu aluno (agora mestre) Fernando, tem uma dúvida sobre TRAFEGAR EM "CORREDORES". Analisem esta dúvida, com a  minha resposta, e vejam se pode nos ajudar em pilotar de uma forma mais segura e dentro das leis. 
 
Pergunta (enviada por e-mail):
"Olá amigo Amaral, boa tarde!  
Fui ouvinte em uma palestra sua aqui na Porto Seguros e também fiz o curso de pilotagem defensiva contigo.
Gostaria de sua opinião e se possível, esclarecimento, já que sou leigo neste assunto.
Tenho ouvido falar e já vi várias reportagens informando que a CET adquiriu 19 radares para flagarem motos nos "corredores". Algumas reportagens mencionam que estes radares devem flagar não só a velocidade, mas também as motocicletas que trafegam entre as faixas, mais conhecidas como "corredores".
Você já ouviu alguma coisa referente a este assunto? Te pergunto: É realmente proibido trafegar nos corredores? Gostaria de sugerir que você gentilmente colocasse este assunto no seu blog. Afinal, não só eu, mas também muitos amigos somos leitores da sua página.

Um abraço e grato pela atenção.
Fernando Angelo
Análise de Riscos Saúde"


Minha Resposta (enviada por e-mail):

"Querido amigo Fernando. De fato, este assunto tem muito a que falar. Sem dúvida vou seguir tua sugestão em formar um post que fale desse assunto tão controvérsio. Por enquanto leia, neste mesmo Blog: Pilotar Em Corredores: Diferença Entre Ultrapassagem E Pilotar Em ...   e    pilotar em "corredores". que escolha difícil!!!   e, principalmente   Sinaliza O Que Já Existe!!! Oficializa O Que Todos Já Estão ...
Não há lei que proíba em pilotar em corredores e não existem radares que possam "pegar" motociclistas em corredores. Porém, há uma lei ( que não me lembro o artigo) que proíbe, tanto para carros, como para motos, e qualquer outros tipos de veículos, motorizados ou não, que determina um espaço lateral, frontal e traseiro, mínimos. O artigo acima "diferença entre ultrapassagem..." diz como devemos fazer ultrapassagens longe dos carros. Já fui multado por "não respeitar" o espaço lateral, em uma bifurcação. Entrei em processo, pois quem não respeitou o espaço não fui eu (moto), mas o carro que tentou fazer uma ultrapassagem em mim. Mas não foi multa de radar, mas sim por um policial rodoviário. Dessa forma, não há registro que possa provar minha inocência.
Por isso devemos estar atentos: não existem leis que proíbam pilotar em corredores ( está em tramitação), mas certos radares acusam sim, velocidades acima da lei. Há leis que proíbem ultrapassagem pela direita, porém que não podem ser aceitas em situações urbanas, pois há outras leis que "neutralizam" esta acima, pois há necessidade de fluência maior do trânsito do que esperar um corredor de carros andar mais do que o outro corredor. Se fosse assim, muitos carros, em sua maioria, teriam que ser multados, não somente motos.
Espero ter ajudado. Se você me permitir, gostaria de postar esta sua dúvida em meu blog, para que muitos possam ler.
Aguardo tua resposta.
Abraços."
 

 (II - o condutor deverá guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu e os demais veículos, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade e as condições do local, da circulação, do veículo e as condições climáticas; CTB - CAPÍTULO III das NORMAS GERAIS DO TRANSITO)

Amigos, independente de leis, sempre falei ( e recebo muitas críticas por isso), que, mesmo que todos obedecessem as leis, ainda assim haveria acidentes, pois ainda  a falta de atenção, os buracos, os problemas mecânicos, a falta de paciência, etc. ... estariam presentes as condições humanas.
PILOTAGEM DEFENSIVA significa, entre outras definições, "...pilotar evitando os acidentes mesmo contando com os erros dos outros..." 
Sim, eu disse erros dos outros ( se os outros erram, nós também podemos errar). Dessa forma vale a lembrança que ter HABILIDADE COMPORTAMENTAL  é tão importante quanto se ter HABILIDADE TÉCNICA.
Trafegar em corredores, com segurança, é comportar-se com previsão e atenção. E quando estes comportamentos falharem, use sua técnica. Desvie (se sua atenção se valeu em encontrar uma área de escape. Freie, se sua previsão valeu-se em prever uma fechada. 

Sem dúvida, precisamos prever que o "espaço" que há para você, motociclista, é o mesmo "espaço" para o motorista poder fazer uma ultrapassagem ou um desvio repentino. "CORREDOR" é um espaço quando os carros estão parados e, mesmo assim, precisamos nos ater aos outros motociclistas que aparecem do nada e a pedestres que surgem repentinamente por entre os carros.
Pilotar em corredores é dar atenção mais do que simplesmente as leis, mas sim dar a atenção ao BOM SENSO. 
Sabem o que é bom senso? É usar de PERSPICÁCIA! Sabem o que é PERSPICÁCIA? Penetração, agudeza de espírito; sagacidade. Mais do que isso: ser perspicaz é "ir além do óbvio", "conseguem enxergar onde os outros não enxergam".

Querido amigo Fernando e a todos meus queridos alunos e leitores. Pilotar é uma arte e um prazer. Não somente em "corredores", mas em qualquer situação de transito, nosso comportamento deve ser em amar a vida e aos quem nos ama. Não estou falando para não trafegarem em corredores, mas se trafegar, tomem o máximo de cuidado. Se um motociclista o pressiona, saia da frente dele; se um outro motociclista está muito lento a sua frente, tenha paciência e espere a hora certa para ultrapassá-lo. A 1ª LIÇÃO PARA UM MOTOCICLISTA DEFENSIVO É: PACIÊNCIA. 
Não "cole" muito na traseira da moto a sua frente, pois o motorista que olha pelo espelho retrovisor enxerga somente a  moto a sua frente, pois você estará"escondido" referente ao motorista. Assim, quando o motociclista passa o carro, o  motorista entra de surpresa. Certos cuidados são mais lógicos do que obedecer leis. 
SER PRUDENTE VAI ALÉM DE OBEDECER REGRAS E LEIS. OBEDEÇA SEU BOM SENSO E O RESPEITO AOS OUTROS.
Um forte abraço.