Click na Imagem e acesse meu site.

PRÓXIMAS DATAS DO CURSO DE PILOTAGEM DEFENSIVA

PRÓXIMAS DATAS PARA O CURSO DE PILOTAGEM DEFENSIVA:
PRÓXIMO CURSO LIVRE DEFENSIVO, dia 11 de OUTUBRO de 2015 ou escolha sua melhor data em http://www.amaralinstrutor.com.br/eventos/ MATRÍCULAS e INFORMAÇÕES de PREÇOS SOMENTE PELOS FONES 011 4365 2008 ou 011 9 7590 2040 e pelo E-MAIL amaralmoto@globo.com


Aos domingos, em local previamente estabelecido. Atualmente ministrado WalMart SUPERCENTER, Santo André, SP. Av dos Estados 8500. Bairro Santa Teresinha.
TAMBÉM PROGRAMAMOS CURSOS E PALESTRAS FORA DE SÃO PAULO.
Este curso tem a finalidade de conhecer os limites de segurança que sua moto pode lhe oferecer em situações de emergência.
INFORMAÇÕES:
WhatsSapp: 9 7590 2040, Fone: 11-43652008, Facebook amaral.instrutor, e-mail: amaralmoto@globo.com

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Triumph Tiger XC 800 ou BMW F 800 GS?

Triumph Tiger 800 XC. Gostei!

Queridos alunos e amigos leitores. Estou antecipando uma análise dessas duas motos prontas para enfrentar o trail urbano e rural de nossos solos esburacados brasileiros (e porque não do mundo). Mas esta análise está vinculada principalmente na “tocada” da pilotagem. Qual dessas motos está mais “na mão” do felizardo piloto que possuirá uma delas?
Bem, muitos alunos já me perguntaram o que eu acho da Tiger 800 XC. Pena que não a pilotei ainda. Este privilégio está somente nas mãos dos privilegiados repórteres pilotos convidados pelos setores responsáveis do marketing das fábricas.  Porém, já pilotei a versátil F 800 GS (graças aos meus confiáveis e corajosos alunos).

BMW F 800 GS. Delícia de moto

Análise de fora. Comparando as duas 800 cm³

Segurança: Freios fantásticos com ABS de última geração. Porém, o peso influencia muito na hora de parar a moto. Dessa forma a BMW leva vantagem, pois é mais leve e a transferência de peso será menor (no conjunto ciclístico e não piloto e moto).

Facilidade na pilotagem: Embora altas, com calçados do mesmo tamanho (pneus traseiro e dianteiro), a Triumph é mais curta (pouca coisa). Assim a XC 800 tem maior agilidade em saídas de obstáculos do que a BMW. Por ser um pouco mais baixa, em manobras de baixa velocidade a Tiger leva vantagem (compensando seu peso maior). Porém, seu motor tricilíndrico em linha, o torque e a potência chega rapidinho nas re-acelerações. Dará (eu digo “dará”, pois não a pilotei ainda) a sensação de faltar controle nas saídas de curvas mais fechadas. O bicilíndrico em linha da GS é mais suave, embora nem tanto linear como o da Tiger.

GS 800. Pronta para o off-road
Conforto: Humm! Agora a galera vai jogar pedra em mim. Para quem gosta do off-road (como eu) o banco da GS dá show, mas é desconfortável em viagens mais longas. Muitos alunos meus trocaram o banco para maior conforto do piloto e garupa, pois, em sua maioria, é muito difícil pagar quase 43 mil reais para somente andar em terra.
Na Tiger, o banco é bipartido, largo e pronto para viajar, sem parar. Tá bom! Só parar para abastecer seu tanque de 19 litros (três a mais da GS). Aparentemente a XC tem maior autonomia. Ainda não sei o gasto de combustível para fazer uma análise mais justa. Sei que a GS é bem econômica para um motor de 800, cc. Pena que o tanque é pequeno.

Qual eu compraria?

800 XC. Mais conforto no on-road
Analisando essas motos, eu compraria com a concessionária que melhor me atender (acho que o preço da Tiger será semelhante ao da GS. Vamos ver). E, se tratando de atendimento, em três concessionárias BMW que visitei, aqui em São Paulo – SP, somente em uma fui bem atendido. A nova loja da Triumph será inaugurada em Outubro de 2012. Espero que seus profissionais façam jus ao bom nome e atendimento inglês.
Um forte abraço a todos e, quando você, querido leitor, comprar a Tiger, me deixa dar uma voltinha. 

Texto: Carlos Amaral.
Fotos: Pesquisa Google.