Queridos alunos e leitores apaixonados por motos,
Vocês já confiaram em uma pessoa a ponto de deixar suas vidas nas mãos da pessoa que confiam? Mesmo que nunca viram esta pessoa, mas sabem que podem confiar nela, pois já ouviram falar dos seus feitos e de sua fama? Por isso confiam!
Um exemplo dessa confiança é depositada a um motorista de ónibus. Nunca o vimos, mas confiamos em seu profissionalismo. Um motorista de táxi. Nunca o vimos, mas temos quase certeza que não haverá um acidente com ele quando estamos dentro de seu carro.
É, pois é. Eu levei o maior tombaço com uma GSX 750 F, do aluno que depositou fé em mim, deixando sua "magrelinha" em minhas mãos, em um curso individual/personalizado, há uma semana atrás. O mais grave disso tudo foi que a confiança dele em mim foi a tal ponto que este aluno estava em minha garupa quando fomos ao chão. Mais incrível ainda, que este aluno foi de uma humildade tão grande, que não reclamou, e continuou o curso comigo.
Joel Stucchi, este artigo é em sua homenagem, e também a todos que andaram em minha garupa nos cursos afora que ministrei.
Mas onde foi que errei?
Bem. No começo do curso sempre analiso alguns aspectos técnicos da moto. O primeiro aspecto é o conceito da moto, ou seja, se a moto é esportiva, naked, street, on-off road, etc. Qual é o objetivo dos projetistas da moto para o uso do piloto. O conceito da GSX-F ( Suzuki) projeta-se para uma característica sporturing. Esta característica nos faz lembrar das CBR XX, das GSX 1300 Hayabusa, das antigas e fabulosas CBR 1000 F e de muitas outras que nos remete ao conforto e ao mesmo tempo as emoções das esportivas, fazendo curvas no limite das pedaleiras e freando espetacularmente. Meu primeiro erro: NÃO considerar este conceito para a GSX-F. Ela é uma excluva moto sport-turing. Mais turing do que sport. Seu chassi denuncia isso.
O segundo aspecto técnico que observo, são os pneus. Precisamos considerar três coisinhas básicas nos pneus: 1- seu perfil se é reto ou abaloado. 2- sua largura em milímetros, com o detalhe das "bordas de ataque"e 3- seu composto de borracha ( mais difícil de analisar). Assim sendo, o meu segundo erro foi NÃO considerar estas três coisinhas básicas.
Antes de iniciar os treinos de curvas, eu deito a moto ( ela parada) até o limite de segurança de moto. Este limite de segurança verifica-se pela"borda de ataque" dos pneus, ou seja, até que ponto a moto pode inclinar nas curvas com segurança, sem considerar a influência do peso do piloto. Geralmente, esta inclinação chega até o limite físico ,ou seja, nas pedaleiras. Meu terceiro erro foi NÃO considerar o limite de segurança do pneu traseiro. Eu inclinei e não chegou as pedaleiras. O perfil do pneu da GSX-F é pouco abaloado. Sua largura, para uma 750 ( não para uma sporturing) é de apenas 150 mm. E seu composto de borracha, não sei dizer ao certo, porém, nos testes de frenagem ela escorregou ( saia de frente) a 40 km/h. Meu quarto erro foi NÃO considerar este "sinal" de "sair de frente" nas frenagens frontais.
É incrivel eu NÃO considerar tudo isso! É inacreditável eu acreditar somente em minha experiência. É ainda pior eu colocar em risco a integridade física e, porque não dizer, a vida de alguém que depositou toda a fé em mim. A do Joel.
Este tombo foi nos exercícios de curvas. Inclinei a moto até o limite físico da moto, encostando as pedaleiras no chão de tal forma que o asfalto ficou marcado pelo aço das pedaleiras. Ultrapassou o limite de segurança ,ou seja, as bordas de ataque do pneu. Acreditei no peso do garupa e do piloto. Mesmo com os corpos retos ( influência do peso) sobre a moto, e mesmo depois de várias voltas, sem escorregar, o pneu super aqueceu, não dobrou o suficiente para aumentar a aderência e, assim, splesh. Lá vai o Amaral e o Joel ao chão. Graças a Deus o Joel não sofreu machucados. Jaqueta e calça jeans salvou sua pele. Se não fossem os 'sliders' na carenagem da GSX-F, também a moto não sofreu muitos danos. Espelho, tampa do motor inferior alguns arranhões. Slider esguerdo torto e um susto de arrepiar.
A GSX-F é uma moto linda e feita para desfilar. Meu erro foi confundir que, só porque é uma 750, com designer esportivo ela pode deitar, correr, frear como se fosse uma autêntica esportiva.
Joel, por favor, aceite minhas desculpas. Não fui humilde em acreditar nos limites da máquina. Obrigado por sua confiança. Agradeço ainda mais por me ensinar a ser gentil, humilde e de ser um cavalheiro, pois, mesmo com esta "gafe" você continuou confiando em mim.
Caro Amaral,
ResponderExcluirGrande exemplo de humildade e responsabilidade!
Enquanto podia descrever aqui mil e uma desculpas para se ilibar, não o fez, sabendo assumir o seu erro!
Custa, mas acontece a todos...
Força!
Meu caro amaral, todo ser humano está fadado ao erro. Não somos uma máquina. E tu ensinaste inclusive caindo. Ensinaste que não devemos confiar totalmente na nossa experiência mas sim no bom senso.
ResponderExcluirÉs um professor melhor que a maioria por teres reconhecido a tua falha.
Boa sorte e abraços.
Esquenta não meu amigo Amaral !!! "Cicatriz é tatuagem com história" Nós que andamos de moto sabemos o quanto é difícil não ter nem um "tombinho" no currículo. O importante é que, tanto você, quanto o garupa estão bem!
ResponderExcluirUm Abraço!
Que Humildade hem!
ResponderExcluirReconhecer o erro foi o mair deles, depois falar exatamente onde errou... me deixa pasmo, porque deste erro vc ainda nós ensina!
Existe dois tipos de Motociclistas:
"Os que já cairam, e os que irão cair"... a diferença está naqueles que sabem onde está errando!
Reinaldo Lobo
Prezado Amigo Amaral, parece que te conheço a anos, apesar de tê-lo visto somente uma única vez...no dia do nosso "Tombinho" rsrsrsrsrs Grande exemplo de simpatia e humildade, além de profundo conhecedor daquilo que faz, e o faz com muita dedicação e amor...Meu Mestre, quem nunca errou???Agradeço seu artigo em minha homenagem, além dos alunos que já andaram contigo.Realmente foi uma honra fazer parte desse momento tão especial em sua vida.Fui parar no seu BLOG...fiquei famoso rsrsrsrsr...Brincadeiras a parte, quero que saiba que minha admiração por você triplicou.Você é um exemplo de humildade.Domingo(07/06/2009), estarei com você novamente para mais uma aula.Um Grande Abraço...
ResponderExcluirBem Amaralfora o susto e o joelho esquerdo dolorido esta tudo bem... Na segunda depois que eu li o seu relato sai do trabalho e estava no começo da AV: Rebouças um semáforo antes da AV: Henrique Schumann andando no corredor a +/- 50 Km/h afinal o trânsito estava parado quando derrepente um Honda Civic Senda antigo trocou de faixa... e literalmente me varreu da pista!!!
ResponderExcluirMal deu tempo de frear uma manobra totalmente inusitada!!! Bem para a minha sorte estava de jaqueta, luva e calça... nem preciso falar que elas valeram cada centavo investido... A sensação de cair e levantar sem nenhum arranhão e impagável real mente não tem preço... O cara ficou de pagar os estragos da moto eu acho que só foram o manete da embreagem e o alinhamento da mesa, vou levá-la a CC para avaliarem ...
Eu sei que ele não fez por maldade provavelmente ele se distraiu ou não usou a devida atenção de ter preparado o terreno antes tipo ter dado a seta e usado o retrovisor, da minha parte eu poderia ter prestado mais atenção e antecipado esta manobra, mas não deu fica a lição... Para a Galera fica o recado este acidente só não teve maiores conseqüências devido eu estar devidamente equipado e em baixa velocidade. E vamos em frente!!!
Mestre Amaral existem instrutores(Professores)e existem EDUCADORES seu caso,fiquei encantada com todo respeito com sua capacidade de passar tantas informações de uma maneira tão gostosa,simples,objetiva e engraçada,durante nossa passagem pela vida algumas coisas nos marcam profundamente a alma e você foi uma delas com suas informações com certeza hoje sou uma motorista muito melhor e pode ficar tranquilo não vai ser passageiro pois o que aprendemos no coração não esquecemos, que Deus te abençoê e sua família também para que você possa transmitir por muitos anos toda esse Dom que Deus te deu.Parabéns .
ResponderExcluir"Podem ser encontrados aspectos positivos até nas situações negativas e é possível utilizar tudo isso como experiência para o futuro, seja como piloto, seja como homem."
Ayrton Senna
Olá!
ResponderExcluirVim agradecer sua visita, seu gentil comentário e seu voto.Aproveitei para deixar mais tres votos em outros emails.
Obrigada
Bom dia Amaral, gostaria de agradecer a atenção o empenho e a generosidade dispensada a mim e ao grupo da aula do dia 27/09/09, eu aprendi muito, pude conhecer melhor minha moto e tenho certeza que todos aprederam bastante também.
ResponderExcluirEspero poder fazer um novo curso contigo em breve.
Grande abraço a você e a toda a turma que participou do curso e não esqueçam de postar as fotos e vídeos!!!
Prarabéns à todos!!!!
Tirson
Parabéns de novo, sem ser puxa-saco, pois estamos sempre sendo surpreendidos, apesar da experiência, etc., pois o que não podemos deixar de fazer é procurar todos os dias aprender algo de novo, evoluiur, mas com a simplicidade e sabedoria que você demonstrou publicamente neste relato desculpa, pois, a cada dia, seus ex-alunos e agora amigos, iremos confiar sempre mais em você porque a confiança se adquire todos os dias e você tem nos mostrados que o é o cara porreta que passou a ser o nosso anjo da guarda encarnado dentro ou fora de uma moto. Quando saimos na máquina, seus ensinamentos estão sempre visíveis em nossa mente e apesar do seu tombo, que foi sem dúvida didático, já evitou, está evitando e evitará para nós seus discípulos. Valeu, um grande abraço e que Deus aumente dia a dia sua luz. Paschoal. S.J.Rio Preto, 14-08-10.
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