Responda rápido: você pilota defensivamente ou preventivamente?
Parece a mesma coisa? Sim, parece, mas não é. Há uma confusão entre
pilotar defensivamente e preventivamente. Veja os significados das duas
palavras. Prevenção: previsão, cautela, cuidado. Defesa: ato de agir
quando agredido, reação, proteção.
Em pilotagem de moto, diz-se que ao usar a prevenção (ou previsão),
não há a necessidade de se defender. Será que é verdade? Vejamos o caso
de um lutador de UFC, ou de boxe. Ele prevê ou ele se defende dos golpes
do opositor? De fato, ele faz as duas coisas e mais uma: prevê, defende
e ataca. Na verdade, se ele for preciso nas três ações, a luta está
ganha com tranquilidade.
O piloto de motocicleta se defende depois de prever um provável acidente. Porém, não ataca. O que quero dizer é que a pilotagem preventiva não anula o acidente, mas dá a ele a capacidade de perceber o que ele já sabia, ou seja, que ele poderá se acidentar. Assim, ele prevê e quando a surpresa acontece, já não é tão surpresa assim e ele pode defender-se para sair da situação arriscada.
O piloto de motocicleta se defende depois de prever um provável acidente. Porém, não ataca. O que quero dizer é que a pilotagem preventiva não anula o acidente, mas dá a ele a capacidade de perceber o que ele já sabia, ou seja, que ele poderá se acidentar. Assim, ele prevê e quando a surpresa acontece, já não é tão surpresa assim e ele pode defender-se para sair da situação arriscada.
Ser defensivo abrange um leque de atitudes que, além da previsão, vem
acompanhado de atenção, decisão, conhecimento e habilidade. Dessa forma
podemos definir PILOTAGEM DEFENSIVA como defender-se dos acidentes
mesmo contando com os erros dos outros, dos buracos nas vias, da má
sinalização, do pneu que furou, enfim, de tudo que pode causar um sério
problema.
Pergunte-se: ter atenção evita o acidente? Se a atenção não estiver
acompanhada da previsão, sem dúvida o acidente poderá ser iminente.
Porém, se não vir acompanhada também de habilidade, o acidente será
inevitável. Veja um exemplo. O piloto CONHECE a via em que transita e dá
ATENÇÃO a uma criança que está segurando nas mãos da mãe e ambas estão
na calçada. Esta atitude faz com que ele possa PREVER que provavelmente
esta criança largará das mãos da mãe e atravessará a rua bem à sua
frente. O piloto então tem tempo para DECIDIR o que fazer e usará de sua
HABILIDADE para se DEFENDER do atropelamento, freando ou desviando da
criança.
Ter atenção não significa ter previsão, mas a previsão vem
acompanhada da atenção. Porém, sem decisão e habilidade será mais
difícil evitar o acidente. Portanto, pilotagem defensiva é um conjunto
de todas estas atitudes: conhecimento, atenção, previsão, decisão e
habilidade.
Já tomou um susto enquanto pilota? Sem dúvida você não estava usando
de previsão, caso contrário não tomaria o susto. Como se saiu do
acidente? Usando de defesa, de sua habilidade obtida com a técnica ou de
seu instinto. Mas isso não é importante agora. O importante é que se
defendeu mesmo não se prevenindo. Então, responda agora:
Afinal, se defender do quê? Até a próxima e um forte abraço a todos.
Edição de testo: Sidney Levy (Editor Motonline)
Fotos: Sidney Levy e Geórgia Zuliani
Texto: Carlos Amaral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fiquem a vontade. Deixem suas críticas,sugestões e experiências.