quarta-feira, 17 de julho de 2013

CESVI Ajuda para a segurança do motociclista. Mas será que as fábricas ajudarão?

Almir Fernandes
Diretor do CESVI
Uma pesquisa minuciosa feita pela empresa privada CESVI - Centro de Experimentação e Segurança Viária mostra a eficiência do sistema de freio antitravamento das rodas- ABS em motos de pequenas cilindradas. A intenção da CESVI está para chamar a atenção na segurança nas frenagens não somente em motos de grande porte, mas de menor potência e torque, como as 125 cc. Embora não exista uma estatística oficial e eficiente em relação às verdadeiras causas dos acidentes entre os motociclistas no Brasil, sabe-se que não se ensina a frear de modo seguro na maioria das CFCs (Centro de Formação de Condutores) e, aliado a este problema de instrução, muitos vendedores de concessionárias de motos não conseguem (ou não querem) explicar a maneira correta de se usar os freios de uma moto. O piloto novato fica na eterna dúvida se pode ou não usar o freio dianteiro, qual a dosagem correta no pedal de freio, como fazer a moto não derrapar no momento de uma frenagem emergencial.  Dessa forma o sistema eletrônico de frenagem veio para ajudar e isto foi provado no evento ocorrido neste ultimo dia 16 de Julho de 2013, onde o Sr. Almir Fernandes, diretor do CESVI introduziu o tema e o Gerente Técnico Emerson Feliciano nos explicou o conteúdo da
Emerson Feliciano
Gerente Técnico do CESVI
pesquisa, com o complemento da mostragem prática usando uma Yamaha XTZ 125 X cc, moto da qual não é vendida com este sistema no mercado de motos, porém a BOSCH cedeu esta moto equipada com o sistema ABS.
Nesta demonstração mostrou que muitos acidentes seriam evitados se todas as motos saíssem de fábrica equipas com este módulo. Mas... É preciso saber usar, e mesmo com este equipamento eletrônico instalado nas motos ainda a educação técnica e comportamental do trânsito seria a melhor forma para evitar os acidentes. Mesmo assim, a pesquisa feita pela empresa CESVI mostra que a tecnologia veio para neutralizar os erros do condutor, principalmente em relação ao uso dos freios, pois a meu ver frear uma moto é a parte mais difícil na pilotagem.
Obs.: Esta análise está relacionada ao sistema ABS ELETRÔNICO e não ao ABS MECÂNICO de frenagens.


Texto, edição e fotos: Carlos Amaral.

Um comentário:

Fiquem a vontade. Deixem suas críticas,sugestões e experiências.