Almir Fernandes Diretor do CESVI |
Uma pesquisa minuciosa feita pela empresa privada CESVI - Centro
de Experimentação e Segurança Viária mostra a eficiência do sistema de freio
antitravamento das rodas- ABS em motos de pequenas cilindradas. A intenção da
CESVI está para chamar a atenção na segurança nas frenagens não somente em
motos de grande porte, mas de menor potência e torque, como as 125 cc. Embora
não exista uma estatística oficial e eficiente em relação às verdadeiras causas
dos acidentes entre os motociclistas no Brasil, sabe-se que não se ensina a
frear de modo seguro na maioria das CFCs (Centro de Formação de Condutores) e,
aliado a este problema de instrução, muitos vendedores de concessionárias de
motos não conseguem (ou não querem) explicar a maneira correta de se usar os
freios de uma moto. O piloto novato fica na eterna dúvida se pode ou não usar o
freio dianteiro, qual a dosagem correta no pedal de freio, como fazer a moto não derrapar no momento de uma frenagem emergencial. Dessa forma o
sistema eletrônico de frenagem veio para ajudar e isto foi provado no evento
ocorrido neste ultimo dia 16 de Julho de 2013, onde o Sr. Almir Fernandes,
diretor do CESVI introduziu o tema e o Gerente Técnico Emerson Feliciano nos
explicou o conteúdo da
pesquisa, com o complemento da mostragem prática usando
uma Yamaha XTZ 125 X cc, moto da qual não é vendida com este sistema no mercado
de motos, porém a BOSCH cedeu esta moto equipada com o sistema ABS.
Emerson Feliciano Gerente Técnico do CESVI |
Nesta demonstração mostrou que muitos acidentes seriam evitados se
todas as motos saíssem de fábrica equipas com este módulo. Mas... É preciso
saber usar, e mesmo com este equipamento eletrônico instalado nas motos ainda a
educação técnica e comportamental do trânsito seria a melhor forma para evitar
os acidentes. Mesmo assim, a pesquisa feita pela empresa CESVI mostra que a
tecnologia veio para neutralizar os erros do condutor, principalmente em
relação ao uso dos freios, pois a meu ver frear uma moto é a parte mais difícil
na pilotagem.
Obs.: Esta análise está relacionada ao sistema ABS ELETRÔNICO e
não ao ABS MECÂNICO de frenagens.
ee blog bom da porra esse
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