Intercomunicador, multifunções, música, bluetooth e conversa |
Reflita: o que o influencia para uma pilotagem CONFORTÁVEL, ouvir uma
música enquanto pilota? Poder se comunicar com seu garupa e com outros
motociclistas ao seu redor? Atender seu celular no modo “Bluetooth”? Ou “ouvir
o silêncio”, ou os sons naturais das paisagens ou do ronco do motor de sua
moto? Agora, reflita novamente: o que o influencia para uma pilotagem SEGURA...
Sim, os intercomunicadores de capacete são aparelhos onde você pode
escolher o CONFORTO, a COMODIDADE e a SEGURANÇA, para que sua pilotagem se
torne mais eficaz. Porém, qual é o limite no uso desses aparelhos, onde o
conforto e a comodidade podem se confundir com a segurança? (amigos leitores
estou dizendo SEGURANÇA, e não o que a LEI DIZ ou interpreta).
Reflitamos juntos, então:
Blá,blá,blá poderá dispersar o foco no transito. Priorize a segurança. |
· - um dos benefícios dos
intercomunicadores está na intercomunicação entre garupa e\ou outros
motociclistas em um grupo de viagem, pois é importante, e seguro, se ajudarem
nas atenções necessárias nos perigos do trânsito. Mas o perigo poderá
estar nas conversas onde o foco na dinâmica do trânsito é desviado e não
priorizado, por isso a ponderação na conversa, ou no tipo de conversa, é
necessária na pilotagem em grupo ou com garupa.
Portanto, não priorizar a
conversa é um fator preponderante para a segurança na pilotagem.
Facilita a comunicação |
· - Ouvir música também
poderá ser um benefício, desde que o piloto distingue como a música
o influencia, como altura do volume adequada para que possa ouvir os sons do
lado de fora do capacete, uma buzina, uma sirene de socorro, pneu de carro
freando seco no asfalto, etc.. Porém, ouvir música poderá ser um grande perigo quando
o ritmo da mesma transforme atitudes, ou comportamentos do piloto, de modo a influenciar
sua pilotagem. Exemplo: qual a sua atitude na pilotagem ouvindo um Rock and
Roll, quem sabe o AC\DC, com a música Back in Black? O que o incentiva ouvindo
um Samba ou um Funk? Ou mesmo uma música lenta, suave, tipo “quero dormir”?
Talvez, se estiver com sono, e não puder parar para descansar, ouvir um Rock
poderá ser um benefício, mas se sua adrenalina estivar a
mil, poderá ouvir uma
música que o deixe mais calminho. Portanto, as escolhas estão a um botão para
escolher o que é benéfico ou perigoso.
Fones acoplados na parte interna do capacete e não diretamente nos ouvidos |
· - Atender o celular via
Bluetooth. Hummm! Melhor do que ter o celular pendurado, entre a orelha e
o corpo interno do capacete. Mas, no mesmo exemplo acima, falar, ou ouvir,
deve-se escolher o que lhe faz bem ou não. Entretanto, há profissões que não
usar um celular pode trazer prejuízo profissional ou social, como atender uma urgência
policial, uma emergência médica, etc. A vantagem dos intercomunicadores está em
não ver quem liga, pois impede a distração e não permite a procura do nº ligado
evitando a dispersão do foco nas condições de trânsito. Mas, de qualquer modo, tudo que poderá tirar a
concentração ao trânsito pode ser muito perigoso. Portanto, a escolha é sua e
está a um botão.
Priorize o foco no trânsito |
Com estas reflexões vimos que os intercomunicadores podem trazer muitos
benefícios sempre dependendo das escolhas de quem os usa. Por isso, o piloto
deve escolher o que é melhor para a sua segurança. Mas nunca podemos nos
esquecer: nossas escolhas afetam não somente a nós, como indivíduos, mas afetam
os outros que estão nas ruas, vias e estradas, pois o trânsito é uma sociedade, um coletivo,
e por isso não podemos nos considerar como seres únicos, individualizados,
sozinhos. Nossa segurança depende dos outros e a segurança dos outros depende
da nossa. Assim, a prioridade das atenções, do foco e da concentração deve ser
sempre, sempre e sempre na dinâmica do trânsito e não nas conversas, nas
músicas, ou no celular. Portanto escolha a vida.
Texto: Carlos Amaral
Fotos: Google e Geórgia Zuliani.
Agradecimentos: SENA Intercomunicadores.