Artigos e posts com dicas de pilotagem. Cursos, Palestras e Instrução de Pilotagem Segura e Defensiva de Motos. Aspectos Técnicos Sobre Modelos de Motocicletas. Análises e Críticas a Respeito da Legislação Brasileira de Trânsito.
sábado, 2 de agosto de 2008
Rebolar em Cima da Moto? Que Papo Estranho é Esse?
Queridos alunos e internautas,
É mesmo!!! Rebolar, mexer as "cadeiras", balançar o quadril. Tem que ser muito macho mesmo pra fazer isso em cima de uma moto.
Claro, estamos falando de fazer curvas com a moto. É fascinante, pora não dizer que é muito prazeroso fazer curvas, deitando a moto em inclinações não imaginadas por nós, humildes motociclistas.
Deixa eu primeiro explicar um pouco sobre as posições do piloto em cima da moto e depois eu digo porque o rebolar.
São vários os tipos de curvas: fechadas, abertas, "curvas retas", etc. As posições de pilotos, por fazer as curvas, são praticamente três:
1- Piloto mais inclinado do que a moto. Esta posição refere-se a algumas situações, por expl.: um piloto de moto GP. Ele tem que "sair " da moto, empurrar com seu próprio peso, utilizando as pernas contra o tanque, para trazer a moto a tangente da curva.
Uma outra situação. esta é para se defender dos buracos em curvas, ou mesmo se defender de pisos mais escorregadios e imperfeitos ( irregulares). Entre nas curvas com a moto em pé, com o corpo puxando a moto para o lado da curva, ou seja, a aderência do pneu de sua magrelinha se torna mais eficiente.
2- Piloto com a mesma inclinação da moto. Esta posição é a mais comum. Não sei aonde eu aprendi a fazer este tipo de curva. Acho que vi pela televisão. Bom, é legal, pois dá muita emoção. Motos do tipo Naked, ou esportivas, são gostosas de sentir esta sensação. Mas imagine-se entrando em uma curva aberta, teu corpo junto com a inclinação da moto, deitando.... deitando... a curva se fechando mais e mais... a moto agora não está na tangente da curva, ela está abrindo a curva, se "esparramando", indo para o lado contrário da curva... você rezando...chamando Jesus de Jenésio, pedindo pra Deus te ajudar para que a moto volte a curva.... e aí?
3- Piloto reto e moto inclinada: E aí...? deite mais a moto do que o corpo. Esta posição facilita trazer a moto "mais para dentro da curva", neutralizando a força centrífuga que faz puxar a moto para fora. Para isso é necessário mexer o quadril, e não o corpo inteiro ( como os ombros ). Mexa só a bunda, reboqr umale mesmo!!! É muito bom. Meus alunos gostaram muito. Vejam algumas fotos em meu Orkut Amaral Instrutor . Fotos e filmes publicados por eles mesmo.
Este tipo de posicionamento é muito eficaz quando rodamos em corredores e carros nos fecham repentinamente. Sair de buracos, etc. "jogar" o quadril ( rebolar) poderemos nos defender melhor desses tipos de situações.
Espero comentários e críticas. Vamos crescer juntos dentro desse mundo fascinate que é o mundo das motos.
Ofereço este artigo a todos meus alunos, que rebolaram muito nos meus cursos e por isso sofreram bastante.
Obrigado, FBISP pela sugestão. Abraços a todos.
Olá Amaral,
ResponderExcluirConfesso que meu estilo é o primeiro exemplo e me sinto mais seguro e a moto mais aderente ao asfalto, ja perdi muitas curvas e graças a esse estilo e aderência tive condições de usar mais o contra esterço e terminar a curva sem que a moto perde-se aderência ao solo.
Um abraço,
Zuilhas
Estranho.... mas incrivelmente útil.rsrsrsrs.
ResponderExcluirNunca imaginei encostar a pedaleira da minha Sahara no chão.
Um grande Abraço Amaral....
Mauricio "Atropelador" (Saharamaníacos)
Olá Amaral estou gostando desse topico tirei minha carta faz 15 dias e ja estou pegando alguns corredores mais com um pouco de medo nunca pilotei moto mais comfesso que estou começando a gostar eu soqueria uns macetes de como entrar nas curvas fechadas e abertas as vezes entro em uma curva acabo a curva na outra faixa isso me deixa irritado o pessoal que anda comigo na garupa diz que preciso soltar o braços deixa-los leve a vontade e soltar o corpo para dar o famoso quebrao em corredores maos nao pegar retrovisores me da umas dicas apesar de estar guiando moto a 15 dias ja peguei castelo branco e anchieta so preciso melhor mesmo nos corredores valeu
ResponderExcluir