Artigos e posts com dicas de pilotagem. Cursos, Palestras e Instrução de Pilotagem Segura e Defensiva de Motos. Aspectos Técnicos Sobre Modelos de Motocicletas. Análises e Críticas a Respeito da Legislação Brasileira de Trânsito.
PRÓXIMAS DATAS DO CURSO DE PILOTAGEM DEFENSIVA
PRÓXIMAS DATAS PARA O CURSO DE PILOTAGEM DEFENSIVA:
Aos domingos, em local previamente estabelecido. Atualmente ministrado WalMart SUPERCENTER, Santo André, SP. Av dos Estados 8500. Bairro Santa Teresinha.
PRÓXIMO CURSO LIVRE DEFENSIVO, dia 11 de OUTUBRO de 2015 ou escolha sua melhor data em http://www.amaralinstrutor.com.br/eventos/ MATRÍCULAS e INFORMAÇÕES de PREÇOS SOMENTE PELOS FONES 011 4365 2008 ou 011 9 7590 2040 e pelo E-MAIL amaralmoto@globo.com
Aos domingos, em local previamente estabelecido. Atualmente ministrado WalMart SUPERCENTER, Santo André, SP. Av dos Estados 8500. Bairro Santa Teresinha.
TAMBÉM PROGRAMAMOS CURSOS E PALESTRAS FORA DE SÃO PAULO.
Este curso tem a finalidade de conhecer os limites de segurança que sua moto pode lhe oferecer em situações de emergência.
INFORMAÇÕES:
WhatsSapp: 9 7590 2040, Fone: 11-43652008, Facebook amaral.instrutor, e-mail: amaralmoto@globo.com
Site: http://www.amaralinstrutor.com.br/
sábado, 2 de agosto de 2008
Rebolar em Cima da Moto? Que Papo Estranho é Esse?
Queridos alunos e internautas,
É mesmo!!! Rebolar, mexer as "cadeiras", balançar o quadril. Tem que ser muito macho mesmo pra fazer isso em cima de uma moto.
Claro, estamos falando de fazer curvas com a moto. É fascinante, pora não dizer que é muito prazeroso fazer curvas, deitando a moto em inclinações não imaginadas por nós, humildes motociclistas.
Deixa eu primeiro explicar um pouco sobre as posições do piloto em cima da moto e depois eu digo porque o rebolar.
São vários os tipos de curvas: fechadas, abertas, "curvas retas", etc. As posições de pilotos, por fazer as curvas, são praticamente três:
1- Piloto mais inclinado do que a moto. Esta posição refere-se a algumas situações, por expl.: um piloto de moto GP. Ele tem que "sair " da moto, empurrar com seu próprio peso, utilizando as pernas contra o tanque, para trazer a moto a tangente da curva.
Uma outra situação. esta é para se defender dos buracos em curvas, ou mesmo se defender de pisos mais escorregadios e imperfeitos ( irregulares). Entre nas curvas com a moto em pé, com o corpo puxando a moto para o lado da curva, ou seja, a aderência do pneu de sua magrelinha se torna mais eficiente.
2- Piloto com a mesma inclinação da moto. Esta posição é a mais comum. Não sei aonde eu aprendi a fazer este tipo de curva. Acho que vi pela televisão. Bom, é legal, pois dá muita emoção. Motos do tipo Naked, ou esportivas, são gostosas de sentir esta sensação. Mas imagine-se entrando em uma curva aberta, teu corpo junto com a inclinação da moto, deitando.... deitando... a curva se fechando mais e mais... a moto agora não está na tangente da curva, ela está abrindo a curva, se "esparramando", indo para o lado contrário da curva... você rezando...chamando Jesus de Jenésio, pedindo pra Deus te ajudar para que a moto volte a curva.... e aí?
3- Piloto reto e moto inclinada: E aí...? deite mais a moto do que o corpo. Esta posição facilita trazer a moto "mais para dentro da curva", neutralizando a força centrífuga que faz puxar a moto para fora. Para isso é necessário mexer o quadril, e não o corpo inteiro ( como os ombros ). Mexa só a bunda, reboqr umale mesmo!!! É muito bom. Meus alunos gostaram muito. Vejam algumas fotos em meu Orkut Amaral Instrutor . Fotos e filmes publicados por eles mesmo.
Este tipo de posicionamento é muito eficaz quando rodamos em corredores e carros nos fecham repentinamente. Sair de buracos, etc. "jogar" o quadril ( rebolar) poderemos nos defender melhor desses tipos de situações.
Espero comentários e críticas. Vamos crescer juntos dentro desse mundo fascinate que é o mundo das motos.
Ofereço este artigo a todos meus alunos, que rebolaram muito nos meus cursos e por isso sofreram bastante.
Obrigado, FBISP pela sugestão. Abraços a todos.
Apaixonado por motos. Amante da vida. Seguidor da frase de Cora Coralina: "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá Amaral,
ResponderExcluirConfesso que meu estilo é o primeiro exemplo e me sinto mais seguro e a moto mais aderente ao asfalto, ja perdi muitas curvas e graças a esse estilo e aderência tive condições de usar mais o contra esterço e terminar a curva sem que a moto perde-se aderência ao solo.
Um abraço,
Zuilhas
Estranho.... mas incrivelmente útil.rsrsrsrs.
ResponderExcluirNunca imaginei encostar a pedaleira da minha Sahara no chão.
Um grande Abraço Amaral....
Mauricio "Atropelador" (Saharamaníacos)
Olá Amaral estou gostando desse topico tirei minha carta faz 15 dias e ja estou pegando alguns corredores mais com um pouco de medo nunca pilotei moto mais comfesso que estou começando a gostar eu soqueria uns macetes de como entrar nas curvas fechadas e abertas as vezes entro em uma curva acabo a curva na outra faixa isso me deixa irritado o pessoal que anda comigo na garupa diz que preciso soltar o braços deixa-los leve a vontade e soltar o corpo para dar o famoso quebrao em corredores maos nao pegar retrovisores me da umas dicas apesar de estar guiando moto a 15 dias ja peguei castelo branco e anchieta so preciso melhor mesmo nos corredores valeu
ResponderExcluir