Lembrem-se: PILOTAGEM DEFENSIVA É (entre outras definições): PILOTAR DE MANEIRA A EVITAR OS ACIDENTES, MESMO CONTANDO COM OS ERROS DOS OUTROS. Não falo de nossos erros, pois é muito difícil aceitarmos nossos próprios erros, porque estes erros estão "escondidos" dentro de nosso orgulho. Por isso leiam com carinho este artigo.
Alexandre, muito obrigado. Que Deus continue o iluminado com sua graça de escrever.
Mas como é bom andar de moto, estou indo da maneira mais segura pela faixa da direita, bem no cantinho, numa velocidade razoável...mas de repente uma porta se abre...
_____________________________________
Estou pronto, acabei de comprar minha moto 250 cc depois de andar muito com a 125, tomei todos os tombos e sustos que deveria, lá vou eu pelo corredor entre os carros, estou totalmente seguro da minha direção quando uma criança solta a mão da mãe e atravessa entre os carros eu a vejo e freio...
_____________________________________________
Estou pronto, acabei de pegar minha 4 cilindros depois de 30 anos de pilotagem vou realizar meu sonho, pego a estrada, a velocidade sobe, tudo parece bom e divertido, mas sem aviso o pneu traseiro estoura...
___________________________________
Estou pronto para pilotar a minha superesportiva, já coloquei o macacão de couro, as luvas e o capacete, estou protegido contra tombos.
A moto vai aumentando a velocidade, 150, 180, 200 km/h uau!!! Que máquina!!!!
Mas um caminhão perde totalmente o controle na minha frente...
_______________________________________________________
Qual será o resultado dessas situações?
Afinal de contas todos estavam prontos.
O primeiro fez todas as aulas do CFC, passou nas provas, estava pronto.
O segundo já tinha alguma experiência com outra moto, mas não com a moto nova, se sentia pronto.
O terceiro realizava um sonho, tinha uma vasta experiência, parecia pronto.
O quarto se protegeu, confiou demais, achava que estava pronto.
No final das contas todos estavam prontos, mas será que estavam preparados?
Afinal de contas, como se preparar para algumas situações do dia-dia em cima de uma motocicleta?
As CFCs nos preparam para o que vamos enfrentar nas ruas?
O tempo e as experiências que passamos e dividimos nos preparam?
A confiança nos prepara para os imprevistos?
E por fim, só o equipamento de segurança nos prepara para os erros dos outros?
Como estar prontos e preparados para a vida em duas rodas?
Profissionais de muitas áreas geralmente se preparam antes de entrar no mercado de trabalho, ou mesmo logo após definir em qual área atuar, eles se preparam, mas não páram por aí, se atualizam, discutem, conversam com os outros, procuram saber quais são as novidades em sua área, se adaptam e assim se tornam pessoas de sucesso em suas carreiras, mas como trazer isso para o mundo do motociclismo?
Você se sente pronto e preparado?
Muito legal este artigo, pois não estamos preparados psicologicamente para dominar nosso ego e aí as coisas acontecem e colocamos a culpa em tudo e menos em nós, pois você já disse que a velocidade segura é a que é compatível com o local do tráfego, mas desrespeitamos sem nenhuma vergonha....
ResponderExcluirPortanto, leiam, releiam, reflitam, e pratiquem, porque quando surgir o fato, teremos um pouco mais de change de sair ileso e não ferir outros e não iremos nos torturar acerca da cruz pesada chamada CULPA. Valeu amigos e forte abraço. Paschoa.25/02/11.
Muito obrigado pela confiança Instrutor Amaral, meu amigo!!!
ResponderExcluirnota 10 para este artigo
ResponderExcluirSempre que passo por aqui eu aprendo alguma coisa...
Parabéns pelo Blog!
Famosa situação adversa no trânsito.
ResponderExcluirTenho trinta anos de pilotagem, e nesta longa jornada vi muitos partirem.
Infelizmente temos que tentar adivinhar o futuro quando estamos andando de motocicleta, observar as características da via e o que ela pode nos reservar. Prever o imprevisível, e isto leva tempo.
Dominar o veículo que está conduzindo é também muito importante. Tem que ser como um confortável sapato, calçar bem.
Desconfiar das próprias habilidades, tornando-se um eterno aprendiz.
Para se pensar: automóveis não gostam de transitar à direita da via...
Amaral esse seu aluno disse exatamente aquilo que lhe perguntei outro dia sobre escrever um artigo para as pessoas que compram uma moto, faz o curso na motoescola e já acha que é um Valetino Rossi;
ResponderExcluirCara, tem muita gente machista, ou orgulhoso demais para perceber que precisa saber mais sobre pilotagem e suas variantes...
Neste post o Alexandre disse tudo e mais um pouco...
Grande abraço
Reinaldo e Tatiane - ABCmotoclube
Muito bom texto de alerta. Porém no terceiro exemplo fiquei intrigado pois tirando uma velocidade excessiva que evidentemente aumenta a possibilidade de 1 acidente ou de no caso de ser inevitável piorar as consequencias COMO EVITAR O PNEU TRASEIRO DE ESTOURAR?!, quer dizer,pneu estourar não é uma questão de azar?!(levando em conta obviamente que o estado deles estejam em boa manutenção)..não entendi já q isso é + uma questão de fatalidade do q eu possa me precaver. Obrigado Abs(selmo,rio de janeiro)
ResponderExcluirSelmo. Muito obrigado pela participação neste Blog. Você tem razão a este assunto. Um pneu furado é quase uma fatalidade. Por isso estar preparado, talves seja isso que o autor quis dizer, porque, assim como algo "mprevisível", como um animal atravessar a estrada a noite etc. a necessidade de usar roupas apropriadas, capacete fechado, botas e afins, possa, sem dúvida, amenizar situações como esta.
ResponderExcluirAbraços.
Parabéns Alexandre e Amaral. Primeiramente ao Alexandre pelo texto conciso e preciso. Ao Amaral pela divulgação nesse espaço.
ResponderExcluirEu disse pessoalmente ao Amaral, sempre que houver a possibilidade, participarei de cursos de pilotagem. Apenas praticando exercícios, treinando aplicação de técnicas é que seremos preparados para ser motociclistas.
Não aceito argumentos como cansei de receber quando eu perguntava qual moto deveria ser minha primeira moto? Maioria me dizia, compre uma 125cc, caia, leve tombos, faça burradas e depois quando você estiver pronto, pega uma 250 ou 300cc e assim por diante.
Polidamente eu agradecia o conselho mas intimamente discordava. Será preciso cair? levar tombos? para aprender? não, definitivamente não!!! é preciso estar preparado. É o segredo: estar preparado!!!