Meus queridos alunos, amigos e leitores. Esta dúvida do aluno (agora mestre) Thonni remete a maior dificuldade do piloto. FAZER CURVAS EM PISTA MOLHADA. Fiquem a vontade, e analisem esta dúvida enviada por e-mail.
" Fala Amaral, Td bem ?
Me tire uma duvida ?
Nas curvas com tempo seco, podemos deitar a moto até o limite do pneu , certo?
E com a pista molhada ? Essa inclinação é possível? Eu tenho muito receio de deitar a moto com chão molhado. Dá a impressão q vai escorregar.
Eu geralmente reduzo e faço a curva mais em pé possível.
O que vc acha sobre isso ?
Ah, outra coisa, meu pneu é aquele quase sem ranhuras, acho que chama slik, Nao sei.
Sabe aquelas ranhuras na borracha por onde escapa a agua? O meu quase não tem. Não está careca não. O modelo dele é assim mesmo.
Abraço !
Enviado via iThonni
Fala, meu amigo Thonni!
É, de fato existem alguns cuidados que devemos ter em situações de curva em pista molhada. Vamos por partes:
1- Chuva pouca é a mais perigosa. A pista fica molhada e suja. Os detritos grudados no asfalto se desgrudam e o solo vira um sabão. Cuidado até em retas, com fortes acelerações e frenagens, quanto mais em curvas.
2- Chuva forte é de menor perigo, pois os detritos desgrudados do solo são LAVADOS e levados para os cantos das vias. Mesmo assim, cuidado nas curvas.
Bem, estes fatos acima mencionados devem se considerar, sem dúvida, o perfil do pneu. Nem tanto o perfil, mas as ranhuras ( ou sulcos) dos pneus. Estes sulcos servem somente para uma coisa: fazer com que a água da chuva passe por dentro das ranhuras ( sulcos) e seja jogada para fora do pneu. Em palavras mais simples: os sulcos dos pneus servem para tirar a água acumulada no solo para longe de você. Portanto, os sulcos são bem vindos somente em situações de pista molhada, mas em pista seca é melhor os pneus slik. Se seu pneu á mais slik do que com sulcos, pista molhada não é a sua praia.
Vamos fazer curvas. Para compensar, ou, para neutralizar as forças que empurram a moto para fora das curvas (força centrífuga - fuga do centro), podemos usar três tipos de postura:
1- corpo reto e moto inclinada ( postura defensiva) usada para curvas de menor ângulo e baixa velocidade.
2- corpo inclinado junto com a moto ( esta postura é a mais comum, mas nem tanto defensiva, pois as forças físicas laterais ( centrífuga) e a força da gravidade ( aquela que empurra você e a moto para o chão) não são compensadas pela posição corporal, portanto acredite no pneu. Esta postura em pista molhada poderá levá-lo ao chão.
3- corpo mais inclinado do que a moto (NÃO como Valentino Rossi!!!). Este posicionamento corporal exige uma diminuição de velocidade e que seu corpo (ombro, coxas e quadril) force a moto para a curva deixando-a mais reta possível. Imagine seu pneu sendo exigido dentro dos limites dos sulcos e não dos limites das laterais do pneu. Esta postura é a melhor para curvas com solo molhado.
Portanto, este "medo" de deitar sua moto até os limites físicos ( pedaleiras) que você tem é bom, pois em pista molhada todo cuidado é pouco.
Você está certíssimo em deixar a moto mais em pé possível, mas deixe seu corpo mais inclinado para dentro da curva, empurrando a moto, deixando-a mais reta possível.
É, meu mestre, quando chover, farei um curso na chuva. Você será meu convidado VIP.
Abraços.
É, de fato existem alguns cuidados que devemos ter em situações de curva em pista molhada. Vamos por partes:
1- Chuva pouca é a mais perigosa. A pista fica molhada e suja. Os detritos grudados no asfalto se desgrudam e o solo vira um sabão. Cuidado até em retas, com fortes acelerações e frenagens, quanto mais em curvas.
2- Chuva forte é de menor perigo, pois os detritos desgrudados do solo são LAVADOS e levados para os cantos das vias. Mesmo assim, cuidado nas curvas.
Bem, estes fatos acima mencionados devem se considerar, sem dúvida, o perfil do pneu. Nem tanto o perfil, mas as ranhuras ( ou sulcos) dos pneus. Estes sulcos servem somente para uma coisa: fazer com que a água da chuva passe por dentro das ranhuras ( sulcos) e seja jogada para fora do pneu. Em palavras mais simples: os sulcos dos pneus servem para tirar a água acumulada no solo para longe de você. Portanto, os sulcos são bem vindos somente em situações de pista molhada, mas em pista seca é melhor os pneus slik. Se seu pneu á mais slik do que com sulcos, pista molhada não é a sua praia.
Vamos fazer curvas. Para compensar, ou, para neutralizar as forças que empurram a moto para fora das curvas (força centrífuga - fuga do centro), podemos usar três tipos de postura:
1- corpo reto e moto inclinada ( postura defensiva) usada para curvas de menor ângulo e baixa velocidade.
2- corpo inclinado junto com a moto ( esta postura é a mais comum, mas nem tanto defensiva, pois as forças físicas laterais ( centrífuga) e a força da gravidade ( aquela que empurra você e a moto para o chão) não são compensadas pela posição corporal, portanto acredite no pneu. Esta postura em pista molhada poderá levá-lo ao chão.
3- corpo mais inclinado do que a moto (NÃO como Valentino Rossi!!!). Este posicionamento corporal exige uma diminuição de velocidade e que seu corpo (ombro, coxas e quadril) force a moto para a curva deixando-a mais reta possível. Imagine seu pneu sendo exigido dentro dos limites dos sulcos e não dos limites das laterais do pneu. Esta postura é a melhor para curvas com solo molhado.
Portanto, este "medo" de deitar sua moto até os limites físicos ( pedaleiras) que você tem é bom, pois em pista molhada todo cuidado é pouco.
Você está certíssimo em deixar a moto mais em pé possível, mas deixe seu corpo mais inclinado para dentro da curva, empurrando a moto, deixando-a mais reta possível.
É, meu mestre, quando chover, farei um curso na chuva. Você será meu convidado VIP.
Abraços.
Parabéns pela inteligente e necessária pergunta caro amigo.
ResponderExcluirParabéns também para o mestre Amaral, pois estava sedento de mais um aprendizado - QUE É O CALCANHAR DE AQUILES DO MOTOCICLISTA - mas que você arredonda direito e passa para seus leitores, alunos e ex-alunos e amigos, com uma facilidade de sábio, mas sabemos lhe exigir muito e muita pesquisa. Valeu, nota 10 como sempre. Seu díscipulo do interior do oeste paulista. Muita luz e energia. Paschoal. S.J.RIO PRETO, 30/05/11.