Corpo reto e moto inclinada. |
Será que este título faz jus à nossa amiga moto? Você já escutou alguns dizerem que moto foi feita para cair? Tem até gente famosa e inteligente que acredita nisso. Mas isso não é verdade. Moto foi feita para andar pra frente e fazer curvas. Só que ela exige a sua participação.
Quantas vezes já aconteceu com você enquanto pilota, a seguinte
situação: ao fazer uma curva sua motocicleta “sai” para o lado oposto da
mesma? Aposto que isso é mais comum do que se possa imaginar. Muitos
pilotos dizem que a moto “esparrama” para fora da curva. Ou seja, ao
contornar uma esquina, uma rotatória ou mesmo curvas em estradas
sinuosas, a moto “abre” e a sensação do piloto é que não conseguirá
completar a trajetória. Você faz o maior esforço para trazer a moto para
dentro da curva, mas parece que ela não obedece a suas ordens. Porque
isto acontece?
São vários os fatores: ciclística da moto, força centrífuga, efeito
giroscópico das rodas, contra-esterço, além dos fatores humanos: direção
do olhar, medo de inclinar a moto, postura; em resumo é o seguinte: em
todas estas razões, há um fator comum: o despreparo do piloto. Não quero
dizer aqui que você não sabe fazer curvas, mas fazê-las corretamente
sem arriscar-se é a preocupação. Você até faz as curvas normalmente e
nada acontece. Mas se você for um pouco além do seu limite (ou o da
moto), o preparo poderá tirá-lo da situação difícil. Caso contrário, é
chão na certa.Este artigo é o primeiro de uma série sobre como fazer curvas com sua moto. Neste primeiro vamos nos concentrar em dois fatores: POSTURA DO PILOTO e FORÇA CENTRÍFUGA.
Isaac Newton nos ensinou que “toda ação possui uma reação contrária a essa ação”. FORÇA CENTRÍFUGA significa “fuga do centro”. É mesmo, Newton tem razão. Quando o piloto entra nas curvas (ação) a moto sai para o lado oposto da curva (reação). Isto é fato! Mas tem um jeitinho de neutralizar essa lei da física. Nos carros, basta girar o volante, as rodas giram e o atrito faz com que o carro vá na direção desejada. Então tá, na moto é só virar o guidão na direção da curva e tudo bem? Não é assim tão simples.
Corpo inclinando junto com a inclinação da moto; |
Não existe uma regra rígida para que o piloto se encaixe na moto pois precisamos considerar o conceito (ou modelo) de sua motocicleta. Mas há algumas posturas que facilitam ao piloto realizar as curvas. Por exemplo: piloto inclinando com seu corpo na mesma inclinação da moto. Esta postura é a mais comum. Curvas abertas, com velocidades médias a moto realiza a trajetória com certa facilidade.
Piloto com maior inclinação do corpo do que a moto. Esta postura é exigida quando a velocidade nas curvas é alta. Sabemos que quanto maior a velocidade, maior será a necessidade de inclinação. Esta necessidade fará com que o piloto dê muita força corporal para se manter na curva. Para não se esforçar tanto, a técnica do contra esterço será muito útil (e necessária). Calma! CONTRA ESTERÇO falaremos mais tarde, em outro artigo (tenho certeza que você já pratica esta técnica sem perceber).
Corpo empurrando a moto para dentro da curva, força no guidão. |
Dança das motos e seus parceiros pilotos. |
Bem, não terminou aí. No próximo artigo falaremos da ciclística de sua moto, onde você não terá mais aquele receio da inclinação de sua motocicleta e do olhar para o final da curva. Aguardem.
Texto: Carlos Amaral.
Edição de texto: Sidney Levy (Editor Motonline, www.motonline.com.br)
Fotos: Geórgia Zuliani, alunos do curso de pilotagem defensiva do Amaral.Artigo publicado inicialmente no Portal Motonline.
Parabéns caro amigo, pois este artigo é para quem é expert tanto na teoria quanto na prática e mais uma vez você comprova para seus amgios, alunos e futuros alunos, pois eu sempre propago seus cursos e a nacessidade de fazê-los, para não beijar o chão e esfolar o corpo mais amiudo.
ResponderExcluirO calcanhar de aquiles da dirigibilidade da motocicleta sempre foi e será a habilidade nas curvas e seu primeiro artigo nos dá prazer de ler além do ensinamento a distância gratuito que você nos proporciona. Muita luz e proteção nesta missão que é a educação dos motociclistas para a rua, estrada e a vida. Valeu. Paschoal. S.J.Rio Preto, 04-05/12.
Já fiz seu curso duas vezes...leio todos os artigos e to sempre aprendendo mais. Um abraço professor, qualquer dia passo no curso pra te dar um abraço.
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