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Olhar nos retrovisores. Não se esqueça a sua frente. |
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Amigos e queridos alunos. Quando você se prepara para fazer
uma ultrapassagem, você olha para frente ou para os espelhos retrovisores de
sua moto? Talvez a resposta seja óbvia. Em um primeiro momento você deve olhar
para os retrovisores, pois outros podem estar ultrapassando você, também. Em um
segundo momento deve olhar para frente, pois outro veículo poderá estar mais
lento do que você, ou até mesmo parado, podendo causar uma colisão
traseira.
Um dia desses presenciei um acidente onde um motociclista
saiu da frente de outro para deixar ser ultrapassado. Amigos! Sabem aquele
momento em que se olha no espelho retrovisor e se esquece de olhar para frente?
Pois bem, esse motociclista se esqueceu disso e bum! Colidiu com um carro que
de repente frenou. Ou seja, fez certo de olhar para o retrovisor e ter deixado
ser ultrapassado, sem ser pressionado pelo quem estava querendo ultrapassar,
mas fez o “errado” de não voltar o olhar para frente.
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Saia da pressão dos outros de modo seguro. |
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O contrário pode acontecer, quando você quer ultrapassar e
não olha para o espelho retrovisor e, assim, não percebe a presença de outro
veículo querendo ultrapassá-lo. Será que estas atitudes se caracterizam como
falta de técnica na pilotagem? Ou será um pouco de ingenuidade da parte do ser
humano quando dirige ou pilota?
O dicionário traduz ingenuidade como: simplicidade
extrema; falta de bom senso prático; credulidade excessiva.
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Ser ingênuo é acreditar que os outros não erram. |
Queridos leitores.
Insisto na tese que os acidentes são causados principalmente por falta de
comportamento humano. Ser ingênuo no transito é acreditar que os outros não
erram. Ser ingênuo é acreditar que aquele que o pressiona para ultrapassá-lo
irá parar de pressioná-lo. Ser ingênuo é acreditar que os outros o respeitam. Ser ingênuo é acreditar que TODOS obedecem as
leis como você. Porém, ser ingênuo não significa falta de atenção ou falta de
habilidade na condução, ou mesmo ser imprudente. No exemplo do acidente
mencionado acima, mesmo com uma super técnica de frenagem dificilmente o piloto
não se acidentaria, pois não teve tempo de frear (veja:
É Uma
Questão de Sensibilidade. Três Fases de Uma Frenagem, neste mesmo
blog). Ou mesmo com uma técnica apurada em curvas, o piloto em questão não
conseguiria desviar do carro que frenou repentinamente a sua frente, pois não
havia espaço para isso. Assim, eu digo: AS TÉCNICAS NA PILOTAGEM SERVEM PARA EVITAR
OS ACIDENTES QUANDO NOS FALTA O COMPORTAMENTO, e, mesmo assim não será
suficiente dependendo da dinâmica do transito (leia neste mesmo blog:
Comportamento
Pessoal É Mais Importante Do Que Somente Ter As Técnicas Na Pilotagem).
Portanto, meu conselho ao pilotar uma moto é treinar seus sentidos, observar as
atitudes dos outros no transito e, antes de precisar de uma técnica especial de
pilotagem, evite riscos desnecessários saindo, se afastando dos mal comportados
condutores, sejam eles motociclistas, ciclistas ou motoristas. Não se esqueça
dos pedestres que insistem em não respeitar o semáforo e atravessam por entre
os carros fora da faixa.
Um instrutor que conheci já dizia: ‘...nunca subestime a
capacidade dos outros errarem...” Assim, se defenda dessas probabilidades de
erros prevenindo-se evitando riscos.
Abraços a todos.
Boas Amaral.
ResponderExcluirEssa definição de ingenuidade explica muita coisa.
Não podemos achar que todos vão acertar, e obedecer as leis de trânsito, e é justamente quando acontecem os acidentes.
Abraço.
Lazaro Peridis
Caro amigo, que belo artigo, para não perder o costume, pois no TRANSITO, como se depreende e ao contrário dos seus ensinamentos, TEMOS QUE DESCONFIAR DE IMEDIATO em virtude da falibilidade das reações dos personagens envolvidos no trânsito, pois se agirmos com INGENUIDADE e boa fé corremos um alto risco de sinistro. Um forte abraço e mais uma vez estava em busca de novo artigo, porém reconheço que o seu tempo é escasso inclusive para pesquisa. Paschoal. JR. SJRPRETO.
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