Triumph Tiger 800 XC. Gostei! |
Queridos alunos e amigos leitores. Estou antecipando uma
análise dessas duas motos prontas para enfrentar o trail urbano e rural de
nossos solos esburacados brasileiros (e porque não do mundo). Mas esta análise
está vinculada principalmente na “tocada” da pilotagem. Qual dessas motos está
mais “na mão” do felizardo piloto que possuirá uma delas?
Bem, muitos alunos já me perguntaram o que eu acho da Tiger
800 XC. Pena que não a pilotei ainda. Este privilégio está somente nas mãos dos
privilegiados repórteres pilotos convidados pelos setores responsáveis do
marketing das fábricas. Porém, já
pilotei a versátil F 800 GS (graças aos meus confiáveis e corajosos alunos).
BMW F 800 GS. Delícia de moto |
Análise de fora. Comparando as duas 800 cm³
Segurança: Freios fantásticos
com ABS de última geração. Porém, o peso influencia muito na hora de parar a
moto. Dessa forma a BMW leva vantagem, pois é mais leve e a transferência de
peso será menor (no conjunto ciclístico e não piloto e moto).
Facilidade na pilotagem: Embora
altas, com calçados do mesmo tamanho (pneus traseiro e dianteiro), a Triumph é
mais curta (pouca coisa). Assim a XC 800 tem maior agilidade em saídas de
obstáculos do que a BMW. Por ser um pouco mais baixa, em manobras de baixa
velocidade a Tiger leva vantagem (compensando seu peso maior). Porém, seu motor
tricilíndrico em linha, o torque e a potência chega rapidinho nas
re-acelerações. Dará (eu digo “dará”, pois não a pilotei ainda) a sensação de
faltar controle nas saídas de curvas mais fechadas. O bicilíndrico em linha da
GS é mais suave, embora nem tanto linear como o da Tiger.
GS 800. Pronta para o off-road |
Conforto: Humm! Agora a
galera vai jogar pedra em mim. Para quem gosta do off-road (como eu) o banco da
GS dá show, mas é desconfortável em viagens mais longas. Muitos alunos meus
trocaram o banco para maior conforto do piloto e garupa, pois, em sua maioria,
é muito difícil pagar quase 43 mil reais para somente andar em terra.
Na Tiger, o banco é bipartido, largo e pronto para
viajar, sem parar. Tá bom! Só parar para abastecer seu tanque de 19 litros (três
a mais da GS). Aparentemente a XC tem maior autonomia. Ainda não sei o gasto de
combustível para fazer uma análise mais justa. Sei que a GS é bem econômica
para um motor de 800, cc. Pena que o tanque é pequeno.
Qual eu compraria?
800 XC. Mais conforto no on-road |
Analisando essas motos, eu compraria com a concessionária
que melhor me atender (acho que o preço da Tiger será semelhante ao da GS.
Vamos ver). E, se tratando de atendimento, em três concessionárias BMW que
visitei, aqui em São Paulo – SP, somente em uma fui bem
atendido. A nova loja da Triumph será inaugurada em Outubro de 2012. Espero que
seus profissionais façam jus ao bom nome e atendimento inglês.
Um forte abraço a todos e, quando você, querido leitor,
comprar a Tiger, me deixa dar uma voltinha.
Texto: Carlos Amaral.
Fotos: Pesquisa Google.
Graaaaaande Amaral!
ResponderExcluirAí sim! Excelente reportagem! Nos encontraremos na inauguração da Triple.
Grande abraço, Jader
Fazer comparativo com moto que nunca andou, é forçar a barra. Melhor deixasse para escrever algo, depois de experimentar a Triumph. Senão, é puro 'chute'...
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