Para responder a essa pergunta é preciso definir que CORREDORES são espaços (ou áreas) estreitos formados entre carros PARADOS em
paralelo no trânsito onde não há a possibilidade de “ziguezaguear” por
entre os veículos. ULTRAPASSAGENS são ações de condutores que se aproveitam dos espaços (ou áreas) livres
e largas quando o trânsito de veículos está em MOVIMENTO propiciando a
chance de passar de uma faixa de rolamento à outra. Sabendo disso, na
maioria do tempo que estamos pilotando no trânsito lento das grandes cidades, não estamos trafegando em corredores, mas
sim estamos em permanente ultrapassagem. Para esclarecer melhor, corredores
servem como PASSAGEM e não para ULTRAPASSAGEM.
Portanto, quais são os
reais perigos em trafegar em corredores
e em fazer ultrapassagens? Como podemos
diferenciar estas características do trânsito e, assim, nos arriscarmos menos?
Carros parados paralelamente, formando espaços para passagem. |
Nos CORREDORES o maior perigo está na
grande probabilidade de um pedestre atravessar por entre os carros parados,
fora da faixa exclusiva para pedestres. Com veículos altos, lateralmente à
frente, o motociclista não consegue enxergar a pessoa atravessando. Pode
acontecer, também, outro motociclista aproveitar do espaço por entre os carros
e manobrar para entrar no mesmo corredor em que você está. Acidentes entre
motos x motos aumentaram
por esse fato. CUIDADOS? Muita atenção.
Mas somente atenção não evitará o acidente. Tenha a previsão da possibilidade
de ocorrer os fatos acima mencionados. Se um dos veículos ao seu lado está
“escondendo” sua visão, diminua sua velocidade antes mesmo de precisar usar os
freios. Conheça muito bem a capacidade de frenagem de sua moto, portanto,
pilote na velocidade compatível para que, se de repente aparecer um
pedestre, ou outra moto a sua frente, tenha certeza que a sua moto vai parar.
Desvio? Oras! Mesmo que você tenha reflexos rápidos está em um corredor
estreito, onde os carros estão parados paralelamente. Não há espaço para isso!
Assim, treinar frenagens eficientes, junto a uma velocidade que permita parar
em um espaço curto evitará, ou amainará o possível acidente. Mantenha distância da moto à sua frente
e deixe distância da moto atrás da sua. Colisões traseiras são muitos
freqüentes por simplesmente não manter uma distância segura frontal e traseira.
Por incrível que pareça, o menor perigo está relacionado com a distância
lateral, pois os carros estão parados e paralelos uns aos outros, sem a
probabilidade de saírem de uma faixa de rolamento a outra. A chance de estes veículos
ocuparem o corredor é nula, pois como eu disse OS CARROS ESTÃO PARADOS,
alinhados e lado a lado!
Cuidado com os espaços deixados enquanto veículos em movimento. |
Então, quando que aparece a chance de outro veículo invadir o
corredor? Nas ULTRAPASSAGENS. Quando
uma fila de veículos começa a se movimentar, a dar velocidade, criam-se espaços
mais largos com grandes possibilidades de um carro, ou outro tipo de veículo
entrar e sair dessas áreas. Sim, áreas que permitem ultrapassagens de veículos
maiores do que a moto! Em um trânsito conturbado, onde os condutores têm pressa
de chegar ao seu destino, sem dúvida que quando aparece uma chance de
ultrapassar, fará isso! Podemos definir estes espaços de áreas de escape para o
motociclista. Mas não podemos descartar
que estas mesmas áreas são, também, de escape para o motorista. O grande
perigo está aí, nestas vagas deixadas quando os veículos começam a andar uns
atrás dos outros, ou seja, enquanto parados formam-se os “corredores”; enquanto
em velocidade formam-se espaços para possíveis ultrapassagens e quando o
motociclista não consegue “ver” estas mudanças na dinâmica do trânsito, os
acidentes são muito graves, pois a disputa desses espaços por veículos maiores
do que a moto é uma disputa covarde e egoísta, tanto da parte do motociclista
que se aproveita para dar maior velocidade, quanto do motorista que se
aproveita para fazer ultrapassagens. CUIDADOS?
Amigos motociclistas tentem pilotar atrás dos carros o mais próximo da
linha dos corredores enquanto o trânsito está em movimento, sempre observando
se os veículos a sua frente irão parar repentinamente. Tenha em mente que os
corredores são sua área de escape. Portanto, quando o trânsito parar, sinalize,
olhe pelos retrovisores e entre, escape,
fuja para os corredores. Assim que o trânsito começa a dar velocidade, volte
para trás dos carros. Evite manobras bruscas, permaneça na sua trajetória e
ultrapasse se for estritamente necessário. E se preciso, evite ultrapassar na
mesma faixa de rolamento do carro. Essa atitude causa o chamado efeito
surpresa, onde o motorista que está sendo ultrapassado não percebe a sua
presença. Tente ultrapassar o mais longe possível, pois no caso da moto a
pressa é desnecessária no trânsito caótico das grandes cidades.
Portanto, analisem os reais perigos existentes nos corredores e
nas ultrapassagens. Diferenciem as diversas formas de transitar, pois o
trânsito é dinâmico e em certo momento estamos pilotando nos corredores e em
outros estamos ultrapassando. Saber diferenciar essa dinâmica ajudará a ajustar
suas atitudes conforme as necessidades que o trânsito exige. Assim, conseguirá decidir a melhor forma de sair dos
riscos.
Fotos: Pesquisa Google e Geórgia Zuliani
Texto: Carlos Amaral
Edição: Geórgia Zuliani
Edição Motonline: Sidney Levy
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fiquem a vontade. Deixem suas críticas,sugestões e experiências.