É, a Yamaha não está brincando em serviço. E, embora eu
ainda não a tenha pilotado e testado, creio que este lançamento está fadado ao
sucesso, pois conforme a ficha técnica desta MT 07, esta moto priorizará a
segurança com uma pilotagem divertida, pois a agilidade está acima de qualquer
outra
característica desta moto. Dois cilindros em linha, com
quase 7 kgf-m de torque e virabrequim com ângulo de 270º, meu Deus! Uma moto
controlável e, ao mesmo tempo, rápida
nas re-acelerações, pneus excelentes, até mesmo em piso molhado. Agora
só falta ter juízo e usufruir do prazer de pilotar uma MT-07.
Abaixo o texto enviado pela Yamaha para divulgação. Em breve
o
Desenho arrojado, com prioridade a agilidade
teste completo pela Carlos Amaral & Zuliani Motorcycle Training
Yamaha lança MT-07 no Brasil
Sucesso mundial, entrega 689 cc, 2 cilindros, 74,8 cv,
6,9kgf.m e design inconfundível e único da família MT – Master of Torque
São Paulo, 06 de fevereiro de 2015 – A Yamaha amplia a
família MT (Master of Torque) e lança no mercado brasileiro a MT-07. O público
que já conta com a MT-09 desde o ano passado, agora passa a ter mais uma opção
da marca dos três diapasões. O modelo se destaca pelo design singular e
agressivo, performance e tecnologia de ponta, altas características da família
MT.
A MT-07 exibe força e linearidade com seus dois cilindros,
proporcionando facilidade de pilotagem, graças ao excelente torque, resultando
em agilidade, diversão e esportividade.
O compacto e potente motor, proporciona alta performance,
enquanto o peso reduzido e a massa
Tudo isso a um preço muito acessível. No Brasil, a MT-07
estará disponível em toda a rede de concessionárias Yamaha nas cores Matt Grey
(Cinza Fosco), Competition White (Branco) e Racing Red (Vermelho) com preço
público sugerido deR$26.990,00 + frete na versão standard e R$28.490,00 + frete
na versão com freios ABS.
Torque linear, motor compacto e leve
Desenvolvido especialmente para a MT-07, o motor DOHC quatro tempos com dois cilindros em linha, baseado na tecnologia Crossplane, conta com refrigeração líquida, quatro válvulas por cilindro, sendo 8 válvulas no total, e 689 cilindradas que alcançam 74,8 cv atingidos a 9.000 rpm e torque de 6,9 kgfm a 6.500 rpm. O conceito Crossplane – utilizado em outras motocicletas Yamaha, inclusive na motocicleta campeã do MotoGP, a M1 – foi pensado para melhorar o torque e entrega de potência do motor. O virabrequim conta com um ângulo de 270° o que cria um intervalo irregular nas explosões que movem os pistões, promovendo um movimento continuo em seus respectivos ciclos. Isso cria um som característico e estimulante e, mais importante, soma os movimentos e inércia interna do motor para que o piloto experimente a força da combustão e a entrega do torque em cada uma das seis marchas do seu câmbio. Seu sistema de exaustão foi pensado para trazer excelente performance e centralização de massa, mantendo a motocicleta compacta e leve, com seus dois tubos, câmara e ponteira que emite um som agradável e instigante.
Design
Leve e potente é o que define o desenho da MT-07. Ela conta
com apenas 179 Kg na versão standard e 182 kg na versão com ABS em ordem de
marcha. O quadro de aço exclusivo foi projetado para ser leve, compacto, fino e
ágil, contribuindo para um controle e pilotagem mais suave. O motor faz parte
da estrutura do chassi, o que permite boa performance, redução de massa e
consequente melhora no centro de gravidade e a posição de pilotagem.2014.
A MT-07 foi desenhada levando em conta um conceito de duas
linhas, uma superior, em que a motocicleta expressa a unidade entre piloto e
máquina, e a inferior, aludindo à beleza funcional do seu conjunto mecânico de
máximo torque e força.
Outro atributo que chama a atenção no modelo e é
característico da família MT é o desenho em forma de “Z” formado pelas entradas
de ar e a ponteira do escapamento.
O chassi – aliado à distância entre eixos de apenas 1400 mm,
suas rodas chamativas de alumínio com aros de dez pontas e seu sistema de
suspensões – contribuem para uma motocicleta de fácil dirigibilidade, ágil para
o trânsito do dia-a-dia e com um conjunto que agrada aos olhos.
A suspensão traseira é do tipo Monocross com link
progressivo com 130mm de curso, o que deixa a motocicleta mais leve e compacta,
dispensando o uso de outras peças. O amortecedor é posicionado em alinhamento
quase horizontal. Essa posição única contribui com a centralização de massa e
uma estrutura mais estreita. A MT-07 conta com nove posições de ajustes
permitindo ao piloto uma configuração ideal para a condução do modelo.
A suspensão dianteira é do tipo garfo telescópico, com as
mesas em alumínio, 130 mm de curso e 35 mm de diâmetro interno. O conjunto também
contribui para a leveza da motocicleta, mais agilidade e design compacto. Isso
torna a motocicleta mais estável mesmo em pisos irregulares. Seu assento, com
805mm de altura, bipartido em dois níveis, oferece jornadas agradáveis ao
piloto e garupa.
O tanque de 14 litros é protegido por uma carenagem especial
colaborando também para tornar a motocicleta mais leve.
Freios e elétrica
O sistema de freios da MT-07, tanto na versão STD quando a
ABS, conta com dois discos flutuantes de 282 mm e 4 pistões hidráulicos em cada
pinça na roda dianteira e um disco de 245 mm na traseira.
O painel da MT-07 é completo e exclusivo. Com display em LCD
e iluminado por LEDs, totalmente digital, conta com relógio, indicadores de
marcha e combustível; outro destaque é o conta giros em barras entre 4.000 a
8.000 rpm indica, além da rotação, a faixa de maior torque. Ainda tem, odômetro
total e parcial, consumo médio, consumo instantâneo,
odômetro parcial de
reserva de combustível, temperatura do liquido de arrefecimento, temperatura do
ar de admissão e o indicador “Eco”, que mostra quando a motocicleta está
consumindo de maneira eficiente o combustível considerando rotação do motor,
ângulo de abertura da borboleta, velocidade da motocicleta e marcha.
Com o conjunto ótico, sendo, o da frente compacto e
multi-refletor e a lanterna traseira em LED, expressa uma aparência elegante,
leve e moderna. No guidão, o botão de partida é inovador e igual ao da MT-09,
seus retrovisores são angulados e o sinalizador de farol alto em formato de
gatilho.
Acessórios
A linha de Acessórios Originais Yamaha da MT-07, foi
desenvolvida especialmente para combinar com o design da motocicleta, aliando
esportividade, conforto e proteção.
A nova coleção Lifestyle MT, inspirada no tema “Dark Side of
Japan”, apresenta uma gama de vestuário ideal para os pilotos desta máquina,
como as jaquetas MT-Techno, MT-Tattoo e as luvas MT, além da série casual
street wear que inclui uma blusa com capuz, camiseta, bandana, chaveiros do
emblema e da jaqueta MT, além de bonés e capas para
smartphones, tudo
caracterizado com o design MT-Tattoo.
Com prudência e juízo, a diversão é garantida |
Confira todos os acessórios:
http://www.acessoriosyamaha.com.br/
Testo e fotos:
divulgação Yamaha Motor do Brasil http://www.yamaha-motor.com.br/
IDEAL The Reputation Agency http://www.agenciaideal.com.br/
Todas as fotos em:
https://drive.google.com/folderview?id=0B-gHSgyXAyIlfjdwdlV6NmF4Y0tSSWNMS3Z3QjZPMHlwc3ZyRklhQmcwb2dSbEV5YzFmZms&usp=sharing
Ficha técnica
FICHA TÉCNICA YAMAHA MT-07 e MT-07 ABS
| |
Comprimento total (mm)
|
2.085
|
Largura total (mm)
|
745
|
Altura total (mm)
|
1.090
|
Altura do assento (mm)
|
805
|
Altura mínima do solo (mm)
|
140
|
Peso seco* (kg)
|
164 / 167 (ABS)
|
Peso líquido**(kg)
|
179 / 182 (ABS)
|
PBT***(kg)
|
355
|
Raio mínimo de giro (mm)
|
2.700
|
Distância entre eixos (mm)
|
1.400
|
Motor
|
DOHC 8 válvulas
|
Refrigeração Líquida
| |
4 Tempos
| |
Cilindradas (cm³)
|
689
|
Quantidade de cilindros
|
2
|
Diâmetro X curso (mm)
|
80x68,6
|
Taxa de compressão
|
11.5:1
|
Torque máximo (kgf.m/rpm)
|
6,9 / 6.500
|
Potência máxima (cv/rpm)
|
74,8 / 9.000
|
Sistema de partida
|
Elétrica
|
Sistema de lubrificação
|
Cárter Úmido
|
Capacidade de óleo do motor (L)
|
3
|
Tipo de combustível
|
Gasolina
|
Capacidade do tanque de combustível (L) (reserva)
|
14 (2,7L)
|
Alimentação
|
Injeção Eletrônica
|
Sistema de ignição
|
TCI
|
Bateria
|
12V 8,6 Ah
|
Transmissão primária
|
Engrenagens
|
Transmissão secundária
|
Corrente
|
Embreagem
|
Multi-disco
|
Úmida
| |
Câmbio
|
6 velocidades
|
Tipo de chassi
|
Diamante
|
Ângulo de caster
|
24º 50'
|
Trail (mm)
|
90
|
Pneu dianteiro
|
BRIDGESTONE 120/70 ZR 17M/C (58W)
|
Pneu traseiro
|
BRIDGESTONE 180/55 ZR 17M/C (73W)
|
Ø do freio dianteiro
|
282
|
Ø do freio traseiro (mm)
|
245
|
Suspensão dianteira
|
Garfo telescópico
|
Suspensão traseira
|
Balança traseira tipo Monocross com link
|
Curso da suspensão diant.(mm)
|
130
|
Curso da roda tras. (mm)
|
130
|
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