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PRÓXIMAS DATAS DO CURSO DE PILOTAGEM DEFENSIVA

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sábado, 28 de setembro de 2013

Fazer 150, finalmente, um novo produto da Yamaha.


Por que eu digo "um novo produto?" Bem, uma de minhas críticas a Yamaha era que, desde o lançamento da YBR 125, esta marca japonesa fazia lançamentos sempre  adaptando modelos anteriores aos novos (salvo a Fazer 250). E o lançamento da YBR foi um up-grade da marca, pois não se via uma moto de pequena cilindrada, com motores 4 tempos e com comando de válvulas por corrente, dando suavidade de motor e muita economia de combustível.

Desta forma, a nova Fazer 150 é um modelo totalmente novo, desde rodas que calçam pneus de 100 mm de largura (traseiro) a um sistema de alimentação com injeção eletrônica de ultima geração (blue flex).

A mais potente da categoria?


Re-acelerações em saídas de curvas, dando a impressão
de um torque maior do previsto em sua ficha técnica
Declarados 12,2 cv e 1,28 kgm-f de torque, o técnico do pós-venda da Yamaha, Sr. Ramos, disse-me que esta medida foi testada diretamente no virabrequim, porém, ao pilotá-la senti um torque excepcional nas re-acelerações em saídas de curvas, a 40 km/h, em 4ª marcha, nem precisei baixar marchas para obter a velocidade necessária para sair da curva. Essa característica é muito importante para a segurança do piloto, principalmente nas ultrapassagens. 

E por falar em segurança...

Também senti nas frenagens, com freio a disco frontal nas duas versões ED e SED. Porém sei que alguns pilotos de testes poderão criticar os freios desta moto por serem "borrachudos", mas são "progressivos", ajudando o piloto a frear com emergência sem a ocorrência de travamento repentino da roda (principalmente a dianteira), isso auxiliado com seu novo calçado Metzeler, muito macio e com um ótimo "grip" nas frenagens. Curvas? Basta acreditar em seus limites de inclinação, que por sinal são muito boas, graças a largura de seu pneu traseiro, o maior da categoria (100/80). Pena que ainda as pedaleiras são
Painel completo e ergonômico
fixas, pois se raspá-las no solo poderá causar um pequeno tombinho nas inclinações mais acentuadas. 

Lanternas duplas, estilo e visibilidade
Iluminação, com lanternas duplas causando boa visibilidade para outros condutores no trânsito, muito bonitas, e painel de fácil leitura, com boa ergonomia, ajudam o piloto a prestar mais atenção em sua condução do que na própria moto.

Designer:

Com cinco cores: laranja, preta, branca, azul e vermelha, com poucas mudanças no grafismo entre os modelos ED e SED, esta moto, olhando a certa distância, se confunde com a Fazer 250. Claro que de perto percebe-se que é uma moto menor, porém com um estilo bonito e chamativo, principalmente com seu amortecedor com as molas na cor vermelha (modelo SED). 

Conclusão:

Acho que a Yamaha, desta vez, ganhará uma nova visão do público, que não somente precisa de uma moto econômica e bonita, mas que gostam de viver com prazer e estilo.
De fato, o novo slogan " Revs Your Heart" ( com uma tradução livre:"Acelere Seu Coração") fará jus a esta nova etapa da Yamaha, mostrando que esta marca não serve somente para pessoas que gostam de moto, mas também para quem precisa da moto em seu dia-a-dia.

Texto e teste: Carlos Amaral
Fotos: Geórgia Zuliani






segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Impressões: Dener Penalva começa a testar o pneu Continental ContiTrailAttack na BMW R 1200 GS

Amigos, leitores e queridos alunos, esta é a primeira análise do amigo Dener Penalva, ex-aluno (agora mestre) dos cursos de pilotagem defensiva a respeito da performance do novo pneu Continental ContTrailAttack. 



Dener Penalva, piloto e autor dessa análise
Suas primeira impressões
Dener, muito obrigado por sua colaboração, pois são através destas análises que trará mais confiança na escolha de acessórios para a nossa segurança. Abraços.

"Minhas primeiras impressões do novo pneu ContiTrailAttack da Continental na BMW1200GS nos primeiros 300 km's, sem muitas curvas, apenas cidade, ou seja, ainda com um pouco de cera nas laterais dos pneus. Os pneus passam muita segurança, é perceptível em uma curva a diferença de compostos do pneu, que tem as laterais mais macias que o centro, trazendo uma condução interessante. Com uma dinâmica diferente, parece que os pneus conduzem um contra esterço naturalmente. Nas retas a moto consegue desenvolver com facilidade devido ao composto mais duro, não perdendo em nada o poder de frenagem. Próximos passos serão: teste na estrada e off road para verificar a qualificação 20% off."