Click na Imagem e acesse meu site.

PRÓXIMAS DATAS DO CURSO DE PILOTAGEM DEFENSIVA

PRÓXIMAS DATAS PARA O CURSO DE PILOTAGEM DEFENSIVA:
PRÓXIMO CURSO LIVRE DEFENSIVO, dia 11 de OUTUBRO de 2015 ou escolha sua melhor data em http://www.amaralinstrutor.com.br/eventos/ MATRÍCULAS e INFORMAÇÕES de PREÇOS SOMENTE PELOS FONES 011 4365 2008 ou 011 9 7590 2040 e pelo E-MAIL amaralmoto@globo.com


Aos domingos, em local previamente estabelecido. Atualmente ministrado WalMart SUPERCENTER, Santo André, SP. Av dos Estados 8500. Bairro Santa Teresinha.
TAMBÉM PROGRAMAMOS CURSOS E PALESTRAS FORA DE SÃO PAULO.
Este curso tem a finalidade de conhecer os limites de segurança que sua moto pode lhe oferecer em situações de emergência.
INFORMAÇÕES:
WhatsSapp: 9 7590 2040, Fone: 11-43652008, Facebook amaral.instrutor, e-mail: amaralmoto@globo.com

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Destino, Azar, "Chegou a hora". Deus quis...


Queridos alunos e leitores. Vamos continuar o nosso curso teórico de Pilotagem Defensiva. Vamos falar da PREVISÃO.


Lembrem-se sempre da pergunta: Pilotar se defendendo do que? Nunca deixem de buscar a resposta a esta pergunta, pois sempre achará várias respostas.

Eu acho esta atitude da Previsão uma das ações humanas mais importantes e polêmicas. Vejam esta história real: " "...alguns anos atrás, eu estava ministrando um curso de adaptação a moto junto a vários pilotos, para conhecerem um pouco mais da Twister. Estávamos na Marginal Tietê, quando um motoqueiro, ao ultrapassar muito rente um caminhão, foi atropelado morrendo na hora. Guardando o corpo e aguardando a perícia chegar, um outro motoqueiro parou ao meu lado. Vendo o corpo já coberto, este motoqueiro, que chegou rasgando o asfalto, comentou comigo: "...tá vendo? Este é o nosso destino..." Sem mesmo dando tempo de eu fazer algum comentário, ele saiu com sua Titanzinha da mesma forma que chegou, rasgando o asfalto." " Se este for o destino de todo motoqueiro é melhor não ultrapassar um caminhão tão rente assim! Ele, pelo menos, poderia ter me perguntado como foi o acidente, para, ao menos, aprender com o erro dos outros, e, quem sabe, usar a Previsão antes de ultrapassar um caminhão.

PRÉ-VISÃO. Ver os acontecimentos antes que ocorram. Sentir qual a probabilidade dos riscos e se antecipar a eles. É fácil??? Não!!! Pois para o ser humano nunca entra em nossa cabeça algo que possa dar errado conosco mesmo. Só com os outros.

Aquela velha frase:..." isso nunca vai acontecer comigo...só com os outros..." é intrínseca em nós mesmos. Antes de sair de casa pedimos pra Deus, para os anjos, para os Santos e para o destino que nada de ruim possa acontecer conosco. Quando, então, acontece, a culpa foi de...? menos a nossa, pois pedimos a proteção divina mas não aconteceu. Chegamos até mesmo a dizer que não estava com sorte hoje. Foi a falta de sorte o motivo do acidente!

Este exemplo acima. Se o motociclista ultrapassasse o caminhão mais longe dele, ou mesmo esperasse a hora mais segura, ele seria atropelado? Qual seria o destino dele? Sem dúvida, seria o de chegar em casa vivo.

Queridos, vejam este outro exemplo verdadeiro:..." Via Anhanguera, perto da saida de Limeira SP. Um ônibus com 40 passageiros aproximava-se a uma intensa fumaça na estrada. O motorista não tinha certeza de onde vinha a fumaça, pois confundia com queimadas ou coisa parecida. Resolveu prosseguir. Dentro da fumaça perdeu a direção do ônibus e colidiu-se com um caminhão que transportava Diesel, que já estava acidentado no canteiro central da Anhanguera. As 40 pessoas morreram!!!. Um outro ônibus, que vinha atrás,viu que o da frente passou a fumaça, e resolveu fazer o mesmo. "Pois se ele passou, também eu posso passar", não é mesmo? Mais 16 pessoas morreram!!!"

Será que a história acima prova que foi o destino, o azar, ou mesmo foi que Deus quis ou chegou a hora daqueles que morreram sem mesmo poderem de se defender?

Como este acidente poderia ser evitado? Poderia ser evitado se o motorista do primeiro ônibus parasse antes da fumaça e não ultrapassasse a mesma, não é mesmo? Se usasse a atitude da PREVISÃO, os riscos seriam seriamente analisados, respeitados e não responsabilizaria o destino, Deus ou as estrelas pelo acidente. A responsabilidade de um só ceifou a vida de muitos. Era melhor dizer que a responsabilidade de um só salvaria a vida de muitos.

Quero dizer-lhes que é só nossa responsabilidade de prever os acidentes, pois está em nós o conhecimento dos riscos e cabe a nós analisarmos este riscos "PRÉ-VENDO" os possíveis acontecimentos. Por isso esqueçam a velha frase:"... só acontece com os outros..." Agora, lembrem-se sempre de outra frase:...se acontece com os outros, porque que não pode acontecer comigo também...?" Será que Deus, o destino, os anjos, as estrelas, etc. etc.etc... só está do meu lado e não do lado dos outros?

A partir de hoje, saia nas ruas e procurem ver um acidente qualquer. Comece a analisá-los. Imaginem-se se não poderia ser você que estava naquele acidente, ou melhor, imaginem-se como você poderia evitar este acidente. Perguntem-se: como ocorreu este acidente. Estava em alta velocidade? Fez a curva muito aberta? Não viu o sinal vermelho? Com esta análise, você conseguirá ver situações que poderiam muito bem serem evitadas, pela ação puramente humana.

Previsão é Conhecer as situações de riscos, tomar, assim, a devida Atenção e evitar o acidente. Analisem, então, estas frases:

- "atrás de uma bola sempre vem...? Na frente de um ônibus parado sempre passa...? Em um cruzamento com semáforo sempre alguém ultrapassa...?

Conseguiram responder? Se sim, estão praticando a Previsão.

Mas, vejam esta outra história, publicada pelo nosso irmãozinho Reynald Lobo:

"Veja isso, estava eu com uma biz, o meu irmão com uma twister saindo do condominio, na saida ele pegou a minha frente e após 150 metros, no CORREDOR atravessa um cidadão, que não quis atravessar na faixa a 50mts adiante, e sem ter como desviar, meu irmão bateu em cheio no cara (no estómago quase mata o cara), se desequilibrou-se e bateu na lateral traze ira de um carro que estava no corredor!!!

Que treta, resultado um joelho machucado ingessado e vários ematomas no corpo, eu estava atraz dele e por pouco engavetei na trazeira da moto dele...
Se tivesse sido a Biz teria morrido cara!

Aprendemos com o erro dos outros: Seja cauteloso...
Adiante-se a reação...
Imagine o perigo...
Tenha paciência...
Alguém lhe espera em casa!

E um ditado diz que "Não corra mais que o seu anjo da guarda possa voar"...
Esse foi o meu acedente

Reynald Lobo "

Valeu Reynald. Existe uma estatística na qual 43% dos acidentes ocorrem entre os 5 a 10 minutos depois que saimos de casa. Nunca imaginaríamos que ocorreria um acidente logo perto de nossa casa, pois conhecemos bem o caminho, o trânsito, enfim, o cotidiano daquele ambiente. Nossas atitudes estão relaxadas, preocupados com o chegar ao trabalho, a escola... Assim, nossa Atenção não é focada para os riscos do trânsito, pois estamos acostumados com o cotidiano e preocupados com outras coisas ( leiam o artigo neste Blog Qual é a Sua Prioridade? Onde Focaliza a Sua Atenção?) . Nunca iríamos imaginar que um pedestre, sem atenção, pudesse atravessar fora da faixa, no meio do corredor!!! Poderíamos imaginar? Sim ou não? Imaginar é usar de Previsão. Nas vias onde não pode de jeito nenhum transitar pedestres, como na Marginal doTietê, é onde se registra o maior número de mortes de pedestres atropelados. Dá pra acreditar? Acredite sim! Nunca a frase "nunca subestime a capacidade de os outros errarem.." foi tão bem aplicada.

Exercite a Previsão. Antes de sair de casa concentrem-se no que pode se esperar nas vias. Quantos motoristas lhe fecharão,quantos pedestres atravessarão fora da faixa, quantos animais passarão a sua frente. Prestem Atenção nas atitudes dos outros, seus comportamentos e jeitos. Pode ter certeza, muitos acidentes poderão ser evitados se, como o Reynald Lobo, acima citado, disse: " adiante-se a reação.." ( Leiam o artigo da revista Duas Rodas n. 395 )

Para terminar, olha esta história fictícia: " Um cidadão, crente em seu destino de que nunca iria morrer cedo, estava mergulhado até o pescoço por causa de uma enchente ocorrida após uma chuva muito forte. Sentido o perigo, resolveu subir até o telhado da casa, fugindo, assim, da enchente. Mas, a chuva corria solta e mais forte ainda. A enchente chegou até o telhado. Os bombeiros chegaram com um barquinho para resgatá-lo, mas ele não quis ser resgatado, pois o destino não era que ele se afogasse. Um helicóptero foi acionado para ajudar o pobre cidadão, mas não quis ser ajudado, pois Deus não iria lhe tirar a vida tão jovem. Afinal, era um cidadão bom, honesto e sempre, às noites, rezava pedindo proteção e iluminação de seus caminhos. Bem, acabou sendo afogado. No céu encontrou-se com Deus. Revoltado disse para o Todo-Poderoso: meu Deus, sempre fui um bom homem, sempre fui um cidadão que pagava meus impostos em dia, sempre dei gorjetas ao mais pobre, eu até mesmo assistia as aulas do chato Amaral!!!. Por que me tirou a vida assim? Deus lhe respondeu: mandei-lhe um barquinho e até mesmo um luxuoso helicóptero para lhe salvar?! Você é que não quis ser salvo!!!" Moral da história: Todos nós temos livre arbítrio, livre escolha, graças a Deus. Só cabe a nós escolhermos os caminhos melhores, sem riscos a vida, pois Deus nos deu oportunidades maravilhosas para se viver feliz. Mais felicidade do que está pilotando nossa moto e viajando neste mundão afora? Moto é muito bom e Deus nos deu este privilégio de ter uma. Mais do que este privilégio é termos atitudes responsáveis para escolher o que Deus, o destino, os anjos, as estrelas etc. querem, a saber: V I V E R.

Ufa!!! Acabou. A semana que vem falaremos da Decisão. Qual delas tomar? Vamos analisar as decisões certas e erradas.

Um grande abraço a todos.

2 comentários:

  1. Olá , tudo bem? sou o Calé socorrista , trabalhado no dia-a-dia na rua , Ex-lixeiro lembra?
    Estou esperando a matéria que voce disse que iria colocar no seu blog.
    Um forte abraço.

    Calé

    ResponderExcluir
  2. Paschoal Pagliaro Junior18 de março de 2010 17:51

    Parabéns Amaral pela iluminação que te cerca pois como seu ex aluno e discípulo, é minha rotina ler o seu prazeiroso, indispensável e educativo BLOG, pois o que vemos e passamos no dia a dia do infernal trânsito, por culpa de nós portadores de CNH, nos deixa preparados para aprender a arte da PREVISÃO, e só assim começar a mudar as mentes IMPREVISÍVEIS que nos rodeiam. Um grande abraço. Paschoal. S.José do Rio Preto, 18/03/10.

    ResponderExcluir

Fiquem a vontade. Deixem suas críticas,sugestões e experiências.