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PRÓXIMAS DATAS DO CURSO DE PILOTAGEM DEFENSIVA

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sábado, 6 de fevereiro de 2010

É Uma Questão de Sensibilidade. Três Fases de Uma Frenagem


Queridos Leitores, Amigos e Alunos,
Estamos falando novamente sobre frenagens. No artigo, lá no começo do Blog, com o tema "FREAR, AI QUE MEDO". estávamos falando sobre o uso de dois ou quatro dedos no manete dianteiro. Lembrem-se que estamos falando de frenagens emergenciais para uma condução defensiva, e não esportiva. Falamos, também, das frenagens com motos custons, em "UM BREVE RELATO DA CUSTONS", em posts mais antigos. Falamos sobre o que para uma moto não é freio, e sim o atrito do pneu com o solo. Os freios param somente as rodas, não significando que a moto irá parar também. Lembramos, também, que o freio dianteiro é o mais preciso e importante, pois se é o atrito do pneu que faz parar a moto, então o maior atrito será sempre do pneu dianteiro, mesmo freando o de trás, somente. Seu peso, junto com a inércia da moto, mais o peso da moto, irão sempre para frente, deixando a traseira mais leve, ou seja, sem atrito. Por isso é que a moto sai de traseira quando pisamos forte no pedal de freio.
Pois bem. O último exercício dos cursos de pilotagem defensiva é o da frenagem. Amigos, dá um arrepio na espinha quando eu peço para o piloto vir lá de longe, "pegar" aceleração e, de repente, frear. Mas, o que significa "de repente frear"?
Bem, vejamos o seu reflexo: se você está sóbrio, não está cansado, está feliz da vida por ter comprado a melhor moto de frenagem do mundo, seu reflexo, como uma pessoa normal ( ou seja, não é  piloto de motovelocidade ou de caça a jato), será de 3/4 de segundo ( um piscar de olhos ), significa, em outras palavras, que seu pensamento é rápido, suas ações são realizadas em 0,75 milésimos de segundo. Sendo direto no assunto: Se você está a uma velocidade de 100 km/h, 0,75 milésimos de segundo significa que, antes mesmo de frenar, sua moto percorreu 20,83 metros. Sabe aqueles comentários que acontecem depois de um acidente?..."nossa!!!...nem deu tempo de frear...!!!". Imaginem: se o perigo estiver no máximo a esta distância de 20,83 metros, bateu sem dar tempo de usar os freios! Esta é a primeira das três fases da frenagem: SEU REFLEXO, ou seja, TEMPO DE REAÇÃO.
Vamos, então, a segunda fase de uma frenagem: será que toda a moto freia igual?Não, não, não! Nos primórdios desse Blog, escrevi um post falando da importância do conhecimento que se deve ter da "personalidade" de sua mais amada aquisição: a moto ( pensou que fosse a esposa ou o marido, né?). Sim, aquisição esta que deve amar, acariciar, beijar. E, para amar, é necessário conhecê-la muito bem, assim como você se apaixona quando conhece sua amada mulher ou seu amado marido.
Nos testes de frenagem dos cursos, em chão seco e asfaltado, ví muitos acontecimentos que  diferenciam as várias categorias de motos, nas frenagens.
Vejam: uma moto de 1000 cm³, pesando entre 170 e 185 Kg, mais o piloto, com freios ABS, suspensão e pneus perfeitos, no momento em que se usa os dois freios ( mais forte na dosagem no freio dianteiro e menos força na dosagem no freio traseiro), esta moto, em condições acima citadas, percorrerá 28 metros, até parar de vez! Desculpem a pergunta: "...sua moto possui freios ABS?... as suspensões estão boas?... Os pneus estão bons e calibrados?..."
Em uma moto "normal",  a sua sensibilidade, na mão e no pé, substituirá o ABS e a más condições de piso, suspensão ou pneus sem calibragem ou ruins para o uso. Assim, nas frenagens emergenciais,  tentem nunca usar sua força no freio dianteiro de modo agressivo e repentino. Usem a força de seus quatro dedos no manete dianteiro de uma forma progressiva e paulatina, até chegar o curso total do manete. "...dá um medão danado, pois pensamos que a moto vai jogar você de boca no chão, ou vai escorregar de frente..." disse um aluno.  Sim, poderá acontecer isso se sua força for demasiada e repentina. Muitas quedas acontecem nas frenagens, porque usamos a força dos dedos e não soltamos mais. Lembrem-se, progressiva e paulatina. Se sentir que a moto vai escorregar de frente, manere na força e use-a novamente. Até a moto parar. A mesma situação será para o uso do freio traseiro. Mas....
Vocês leram no post "FREAR... AI QUE MEDO"? Lá dizia que, por causa da falta de aderência, no momento da frenagem, o pneu traseiro escorregava com muita facilidade. Então, a sensibilidade no pé será maior e, nunca, em uma frenagem emergencial, usar a embreagem! Se necessitar que a moto "morra", melhor. Usando a embreagem o motor fica mais "solto". Desta forma o pneu traseiro escorraga com mais facilidade. Sem o uso da embreagem, a moto fica mais "presa" no chão. Isto significa que estará usando o "freio motor". Conheça a sua moto. Ela falará isso a você. Pode crer.
Esta segunda fase da frenagem é chamada de DISTÂNCIA DE FRENAGEM.
E agora? Qual é a terceira fase para parar a moto?
Vamos entender o seguinte: toda esta história se passa com a melhor moto de frenagem do mundo ( moto de passeio,e não de moto GP). O chão é asfaltado e seco. O piloto está sóbrio, feliz e descansado, portanto, atento. Assim sendo, a 100 km/h, antes de frear, o reflexo do piloto fez com que a moto percorresse 20,83 metros ( Tempo de Reação ). No momento da frenagem a moto percorreu 28 metros ( Distância de frenagem ). Então, somando seu tempo de reação ( 20,83m. ) mais a distância de frenagem de sua moto ( 28 m. ) será igual a 48,83 metros. Caramba!!! Precisou de mais de 48 metros de espaço para parar a moto! Se o chão estiver molhado? Se sua atenção estiver fraca? Se sua moto for uma moto "normal?". Aonde ela vai parar?. A terceira fase da frenagem, então, é chamada de DISTÃNCIA DE PARADA. É a soma do tempo de ração mais a distãncia de frenagem da moto.
Por isso, usar de sensibilidade ( sentir), dosar forças nos dedos e pé, fará com que a frenagem emergencial não dará tanto medo assim. A distãncia de parada de sua moto será menor e mais eficaz.
Se quiserem, assistam os filmes do You Tube que meus alunos postaram, dos cursos de pilotagem defensiva do Amaral. Estão alguns neste Blog. Lá no meu Orkut: AMARAL INSTRUTOR, há mais fotos e filmes dos cursos.
Assim, venham participar com a sua experiência nas aulas de pilotagem. Vamos trocar muitas idéias.
Um grande abraço a todos.

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