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PRÓXIMAS DATAS DO CURSO DE PILOTAGEM DEFENSIVA

PRÓXIMAS DATAS PARA O CURSO DE PILOTAGEM DEFENSIVA:
PRÓXIMO CURSO LIVRE DEFENSIVO, dia 11 de OUTUBRO de 2015 ou escolha sua melhor data em http://www.amaralinstrutor.com.br/eventos/ MATRÍCULAS e INFORMAÇÕES de PREÇOS SOMENTE PELOS FONES 011 4365 2008 ou 011 9 7590 2040 e pelo E-MAIL amaralmoto@globo.com


Aos domingos, em local previamente estabelecido. Atualmente ministrado WalMart SUPERCENTER, Santo André, SP. Av dos Estados 8500. Bairro Santa Teresinha.
TAMBÉM PROGRAMAMOS CURSOS E PALESTRAS FORA DE SÃO PAULO.
Este curso tem a finalidade de conhecer os limites de segurança que sua moto pode lhe oferecer em situações de emergência.
INFORMAÇÕES:
WhatsSapp: 9 7590 2040, Fone: 11-43652008, Facebook amaral.instrutor, e-mail: amaralmoto@globo.com

sábado, 27 de fevereiro de 2010

CNH - Carteira Nacional de Habilitação. O Que Ela Significa Para Você?

Queridos alunos e internautas.
Um aluno e amigo, de lá de São José do Rio Preto - SP, surgeriu o abaixo mencionado:
"Sugiro que você escreva, se já não o fez, demonstrando as vantagens e desvantagens e a diferença de tempo de carteira de moto ou experiência, ambos sem técnica, e ser motociclista de verdade, independentemente do tempo ou experiência, colocando em prática a técnica da pilotagem defensiva.



um abraço. Paschoal"
Bem. Em minhas aulas teóricas e palestras ( tanto para alunos e ouvintes motociclistas ou motoristas ), geralmente para alunos que estão adquirindo a CNH ( Carteira Nacional de Habilitação ), ou reciclando, eu faço a seguinte pergunta:
"...para que serve a Carteira Nacional de Habilitação?..."
As respostas são, de imediato: "...ora, Amaral, para estarmos dirigindo ( ou pilotando) dentro da lei..." 
A minha réplica, de imediato é: "... não, não, não!... A CNH  só serve para começarmos a fazer o maior número de besteiras no trânsito possível!..."
Quando os alunos e ouvintes ouvem esta resposta, ficam, por segundos, pensativos, porque, para eles, a Carteira Nacional de Habilitação é um documento que possibilita dirigir bem. Ou seja, quem a tem é agora um perfeito motorista ou um perfeito motociclista. Mas, esse pensamento é errôneo. Isso é somente uma ilusão, pois se estamos "andando" dentro da lei, em nossa mente parece que somos os melhores pilotos ou motoristas, pois estamos, agora, "habilitados" . Dá-se a impressão que não erraremos nunca no trânsito.
Amigos, a CNH, ou qualquer documento de papel, só nos dá o direito de estarmos na lei, e não de sermos bons ou mal pilotos.
Pensem bem: quantos médicos doutores vocês conhecem? Quantos destes médicos doutores são competentes em suas áreas?
Quantos advogados doutores vocês conhecem? Quantos destes advogados são competentes?
A mesma situação podemos falar como motoristas ou pilotos: quantos motoristas ou motociclistas possuem o direito de dirigir ou pilotar através da CNH( ou através da lei)?  Quantos são competentes nesta área?
Queridos, a verdade nua e crua é a seguinte: se não houver o bom senso e a capacidade de conhecer nossas fraquezas e nossas necessidades de sermos pessoas melhores, nunca poderemos considerar sermos bons ou mal pilotos ( ou motoristas).
Entendam, por favor: não é o tempo de pilotagem, ou termos a CNH em nosso  bolso,  que nos faz sermos bons pilotos, mas sim as nossas atitudes de respeito aos outros e a nós mesmos, com tolerância e longanimidade, para com as pessoas que estão nas mesmas estradas, nas mesmas ruas, no mesmo trânsito junto conosco. Não gosto de ensinar leis, pois ela está em toda parte. É só prestar atenção e obedecê-las, se quiserem.
Sempre ensinei ao meu filho:"...filho, sempre atravesse na faixa de pedestre, pois só assim você poderá morrer atropelado dentro da lei..."
No artigo passado, intitulado HABILIDADE TÉCNICA x HABILIDADE COMPORTAMENTAL eu tento mostrar que as atitudes comportamentais são muito mais importantes do que as técnicas apilcadas na pilotagem. Vou dar-lhes um exemplo muito simples: mais de 70% dos acidentes com mortes havia um motociclista ou um motorista alcoolizado. Pois bem. Se estes alcoolizados usasem o bom senso de não beberem antes de dirigir ou pilotar, quantos "por centos" dos acidentes não existiriam? No mínimo cairiam 70% dos acidentes, não é? Não haveria nem mesmo a necessidade de cursos de pilotagem ou reciclagem para motoristas. Todos poderiam ser considerados bons motociclistas ou bons motoristas.
Claro que as técnicas devem ser aprimoradas, pois a educação de trânisito fornecida pelo governo é péssima. Os instrutores dos departamentos e escolas de trânsito são mal treinados e ganham pouco. As metodologias de ensino do trânito devem ser, com urgência, mudadas.  Nossa mentalidade de sairmos dirigindo o mais rápido possível, também contribui para uma falta de treino necessária para nos tornarmos bons no trânsito. Por isso o bom senso é necessário. 
Eu conheci uma pessoa que comprou a CNH, ou seja, pagou para a Auto Escola para passar nas provas de trânsito. Porém, antes de sair com a moto, com sua CNH comprada, esta pessoa fez questão de aprender as técnicas de pilotagem nas aulas de Auto-motos Escola, e fez questão, também, de aprender as técnicas no curso de pilotagem do Amaral. Depois de muitas aulas, assim ela resolveu pilotar sua Shadow 600 cc nas ruas e estradas. Pergunto-lhes: onde esta pessoa estava errada? Por comprar o direito de dirigir? Onde esta pessoa estava certa? Por aprender os conhecimentos necessários para pilotar com segurança?
Ora, ora! Para a lei ela estava errada. Mais a lei não considera que esta pessoa teve a consciência necessária para pilotar com segurança. Ela admitiu suas necessidades e, mais ainda, admitiu a fraqueza de não acreditar nela mesma ( ou na auto escola) se poderia ou não conseguir, com sua capacidade pessoal ( ou capacidade da auto escola) de tirar uma carta: o sonho de ser habilitada.
Paschoal e amigos leitores, não existem pilotos ruíns ou bons, relativos as técnicas de pilotagem. Existem, sim,  pessoas más ou boas relativo ao comportamento pessoal.
Renato Russo ( vocalista do Legião Urbana) fraseou em uma de suas músicas"... a pior mentira é mentir para si mesmo..." Isto signifia que precisamos ser sinceros conosco mesmo. Sabemos, com certeza, que não aprendemos quase nada nas auto-motos escolas. Nem mesmo aprendemos o mais importante: frear! quanto mais aprendemos a respeitar os outros!? Por isso a necessidade de aprimorarmos o que já sabemos, de aprendermos coisas novas, de adquirir a experiência em cursos especializados, pois sozinhos estaremos em risco. Digo isso porque quando comprei a minha primeira moto, depois a segunda e a terceira, só aprendi que eu mesmo estava errado quando sofri um terrível acidente. Até então eu pensava que era o maior e melhor piloto de todos os tempos. Que nem mesmo precisa de aprimoramento, pois já tinha adquirido a minha tão esperada CNH. Como eu estava enganado! Graças a um grande mestre instrutor de um curso da Honda e de muita leitura e treinamento com pessoas conscientes ví que precisava mudar. E até hoje eu mudo, pois tenho as experiências de outros em meus cursos.
Portanto, Paschoal e queridos leitores e alunos, ser motociclista de verdade está em nossa capacidade de estarmos sempre aprendendo e, principalmente, colocando em prática o que aprendemos. Ser piloto de verdade não é simpesmente pilotar com técnica, e sim pilotar com empatia, respeito, com análise e atenção aos riscos, com os exemplos dos outros (tanto negativos como positivos) pois aprendemos com os outros também.
Paschoal, obrigado pela dica. Pode ter certeza que você nos ensinou muito, com suas dúvidas.
Abraços a todos.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

É Uma Questão de Sensibilidade. Três Fases de Uma Frenagem


Queridos Leitores, Amigos e Alunos,
Estamos falando novamente sobre frenagens. No artigo, lá no começo do Blog, com o tema "FREAR, AI QUE MEDO". estávamos falando sobre o uso de dois ou quatro dedos no manete dianteiro. Lembrem-se que estamos falando de frenagens emergenciais para uma condução defensiva, e não esportiva. Falamos, também, das frenagens com motos custons, em "UM BREVE RELATO DA CUSTONS", em posts mais antigos. Falamos sobre o que para uma moto não é freio, e sim o atrito do pneu com o solo. Os freios param somente as rodas, não significando que a moto irá parar também. Lembramos, também, que o freio dianteiro é o mais preciso e importante, pois se é o atrito do pneu que faz parar a moto, então o maior atrito será sempre do pneu dianteiro, mesmo freando o de trás, somente. Seu peso, junto com a inércia da moto, mais o peso da moto, irão sempre para frente, deixando a traseira mais leve, ou seja, sem atrito. Por isso é que a moto sai de traseira quando pisamos forte no pedal de freio.
Pois bem. O último exercício dos cursos de pilotagem defensiva é o da frenagem. Amigos, dá um arrepio na espinha quando eu peço para o piloto vir lá de longe, "pegar" aceleração e, de repente, frear. Mas, o que significa "de repente frear"?
Bem, vejamos o seu reflexo: se você está sóbrio, não está cansado, está feliz da vida por ter comprado a melhor moto de frenagem do mundo, seu reflexo, como uma pessoa normal ( ou seja, não é  piloto de motovelocidade ou de caça a jato), será de 3/4 de segundo ( um piscar de olhos ), significa, em outras palavras, que seu pensamento é rápido, suas ações são realizadas em 0,75 milésimos de segundo. Sendo direto no assunto: Se você está a uma velocidade de 100 km/h, 0,75 milésimos de segundo significa que, antes mesmo de frenar, sua moto percorreu 20,83 metros. Sabe aqueles comentários que acontecem depois de um acidente?..."nossa!!!...nem deu tempo de frear...!!!". Imaginem: se o perigo estiver no máximo a esta distância de 20,83 metros, bateu sem dar tempo de usar os freios! Esta é a primeira das três fases da frenagem: SEU REFLEXO, ou seja, TEMPO DE REAÇÃO.
Vamos, então, a segunda fase de uma frenagem: será que toda a moto freia igual?Não, não, não! Nos primórdios desse Blog, escrevi um post falando da importância do conhecimento que se deve ter da "personalidade" de sua mais amada aquisição: a moto ( pensou que fosse a esposa ou o marido, né?). Sim, aquisição esta que deve amar, acariciar, beijar. E, para amar, é necessário conhecê-la muito bem, assim como você se apaixona quando conhece sua amada mulher ou seu amado marido.
Nos testes de frenagem dos cursos, em chão seco e asfaltado, ví muitos acontecimentos que  diferenciam as várias categorias de motos, nas frenagens.
Vejam: uma moto de 1000 cm³, pesando entre 170 e 185 Kg, mais o piloto, com freios ABS, suspensão e pneus perfeitos, no momento em que se usa os dois freios ( mais forte na dosagem no freio dianteiro e menos força na dosagem no freio traseiro), esta moto, em condições acima citadas, percorrerá 28 metros, até parar de vez! Desculpem a pergunta: "...sua moto possui freios ABS?... as suspensões estão boas?... Os pneus estão bons e calibrados?..."
Em uma moto "normal",  a sua sensibilidade, na mão e no pé, substituirá o ABS e a más condições de piso, suspensão ou pneus sem calibragem ou ruins para o uso. Assim, nas frenagens emergenciais,  tentem nunca usar sua força no freio dianteiro de modo agressivo e repentino. Usem a força de seus quatro dedos no manete dianteiro de uma forma progressiva e paulatina, até chegar o curso total do manete. "...dá um medão danado, pois pensamos que a moto vai jogar você de boca no chão, ou vai escorregar de frente..." disse um aluno.  Sim, poderá acontecer isso se sua força for demasiada e repentina. Muitas quedas acontecem nas frenagens, porque usamos a força dos dedos e não soltamos mais. Lembrem-se, progressiva e paulatina. Se sentir que a moto vai escorregar de frente, manere na força e use-a novamente. Até a moto parar. A mesma situação será para o uso do freio traseiro. Mas....
Vocês leram no post "FREAR... AI QUE MEDO"? Lá dizia que, por causa da falta de aderência, no momento da frenagem, o pneu traseiro escorregava com muita facilidade. Então, a sensibilidade no pé será maior e, nunca, em uma frenagem emergencial, usar a embreagem! Se necessitar que a moto "morra", melhor. Usando a embreagem o motor fica mais "solto". Desta forma o pneu traseiro escorraga com mais facilidade. Sem o uso da embreagem, a moto fica mais "presa" no chão. Isto significa que estará usando o "freio motor". Conheça a sua moto. Ela falará isso a você. Pode crer.
Esta segunda fase da frenagem é chamada de DISTÂNCIA DE FRENAGEM.
E agora? Qual é a terceira fase para parar a moto?
Vamos entender o seguinte: toda esta história se passa com a melhor moto de frenagem do mundo ( moto de passeio,e não de moto GP). O chão é asfaltado e seco. O piloto está sóbrio, feliz e descansado, portanto, atento. Assim sendo, a 100 km/h, antes de frear, o reflexo do piloto fez com que a moto percorresse 20,83 metros ( Tempo de Reação ). No momento da frenagem a moto percorreu 28 metros ( Distância de frenagem ). Então, somando seu tempo de reação ( 20,83m. ) mais a distância de frenagem de sua moto ( 28 m. ) será igual a 48,83 metros. Caramba!!! Precisou de mais de 48 metros de espaço para parar a moto! Se o chão estiver molhado? Se sua atenção estiver fraca? Se sua moto for uma moto "normal?". Aonde ela vai parar?. A terceira fase da frenagem, então, é chamada de DISTÃNCIA DE PARADA. É a soma do tempo de ração mais a distãncia de frenagem da moto.
Por isso, usar de sensibilidade ( sentir), dosar forças nos dedos e pé, fará com que a frenagem emergencial não dará tanto medo assim. A distãncia de parada de sua moto será menor e mais eficaz.
Se quiserem, assistam os filmes do You Tube que meus alunos postaram, dos cursos de pilotagem defensiva do Amaral. Estão alguns neste Blog. Lá no meu Orkut: AMARAL INSTRUTOR, há mais fotos e filmes dos cursos.
Assim, venham participar com a sua experiência nas aulas de pilotagem. Vamos trocar muitas idéias.
Um grande abraço a todos.