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quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

XT 660 Z TÉNÉRÉ, Avaliação dos 30.000 km de rodagem.

Depois de rodar em estradas de terra, rodovias, vias urbanas e cursos de pilotagem defensiva (on-road), como está esta linhagem das lendárias TÉNÉRÉ? Gastos de manutenção, trocas de peças e condições gerais serão avaliados agora.
Não é uma moto luxuosa, mas sim bruta e forte

Desde a última avaliação, publicado neste site, ainda sinto esta moto uma companheira agressiva, porém obediente aos comandos do piloto. Obediente levando-a no cabresto, porque ela é muito arisca nas re-acelerações e nas frenagens emergenciais. Desta forma, o feliz proprietário desta máquina deve ser minucioso ao comandá-la, re-acelerando e frenando de modo progressivo e controlável, principalmente em condições adversas de solo molhado e em terra. Por ser agressiva, precisei trocar a transmissão secundária  (coroa, pinhão e corrente), mas confesso que não fui cuidadoso em cuidar desta importante peça, deixando de lubrificar semanalmente e por isso tive de trocar 20 mil km antes do recomendado. Porém, pela avaliação do mecânico, somente a corrente danificou, deixando-a ovalada sem condições de uso. A coroa e o pinhão estavam muito boas, ainda podendo durar mais uns 20 mil km. Preço de minha falta de cuidado? 1200,00 reais no conjunto todo, com a mão de obra da concessionária inclusa.

Fiquei surpreso com a durabilidade das pastilhas de freios dianteiro, pois nos cursos de pilotagem que
Pastilhas caras? Mesmo assim, as originais
são as mais seguras
ministro as uso muito. O conjunto de pastilhas custaram 428,00 reais, então, são dois discos, com mão de obra e tudo mais, 960,00 reais.

A última troca de pneus foi por volta dos 18.000 km. Acredito que o par de Metzeler Tourance atuais durará por mais uns dois mil km. Estou pensando em calçar, na próxima troca, o Michelin Anakee 2 ou o Continental Attack, para sentir se melhora a performance nas frenagens dianteira e, também, se 
melhora o conforto no uso on-road, pois acho o Metzeler um pouco desconfortável no asfalto, isto é evidente pelas características de seu desenho, e quem quer menos
Pela kilometragem e agressividade nas frenagens, ainda dura uns
dois mil km
vibração (já que este monocilíndrico vibra bastante), deve trocar os pneus com menos espaços em seus gomos. Mas no uso off, este calçado é excelente!





E por falar em fora de estrada, a XT 660 Z Ténéré é excepcional. Esta moto nos ensina a pilotar e, de fato, o uso off-road é o melhor espaço para aprender as principais técnicas para a segurança do piloto. Sem a ajuda de
Ela nos ensina a pilotar
elementos eletrônicos, como ABS e Controle Eletrônico de Tração, o piloto consegue entender, de modo progressivo, as formas de acelerações em saídas de curvas e frenagens em entradas de curvas, com o controle das derrapagens traseira.
Sem ABS, ou controle de tração,
o piloto controla tudo

Depois de 4 trocas o problema de quebra dos piscas acabou e a troca dos quebrados foi por garantia da Yamaha. Aliás, falando em Yamaha, esta marca nunca me deixou na mão. Todas as dúvidas que tive, a ouvidoria da marca me ajudou muito, e sem esta ajuda não estaria escrevendo esta avaliação com precisão.
Preços de peças e mão de obra podem se alterar de concessionária a outra, porém, enquanto na garantia, e por motivos de segurança, aconselho peças originais e mão de obra especializada. Ter uma moto dessas custa no bolso, sim, mas imaginem os preços de suas principais concorrentes, embora falta-me um pouco mais de pesquisa para comparar. Na próxima avaliação farei esta comparação.
Para os amantes desse modelo, a Yamaha já lançou para 2014 a nova Ténéré. Nova? Bem, ainda sem ABS, mas os preços estão mais baixos.

Conclusão:
Quem gosta de conforto e linearidade de motorização, esta moto não é a ideal, pois suas concorrentes estão ai com um conforto maior e menos vibração de motor. Porém, quem gosta de uma moto versátil, a mais barata de manutenção para a sua categoria (será?), e a melhor no uso off-road, tai a moto ideal.
Condições gerais da moto: Sem nenhuma avaria, dois tombinhos parada, km total da avaliação: 32.920 km. Filtro de ar ainda em condições de uso, por isso pedi para não trocar, pois quero avaliar o consumo na no teste dos 40.000 km. Abraços a todos.

Texto e Avaliador de performance: Carlos Amaral
Fotos: Geórgia Zuliani


9 comentários:

  1. Boa noite Amaral, ótima avaliação da Té !! Moto demais mesmo, mas desculpe discordar... a manutenção dela, peças e etc... é tão cara (ou até mais) que concorrentes como BMW G 650 GS por exemplo... na verdade são preços bem próximos... então discordo desta parte... Parabéns pelo blog !!

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    1. Muito obrigado pela sua opinião, pois de fato não pesquisei de modo preciso os preços de sua principal concorrente, a G 650. Alguns alunos dizem que as peças não são tão caras, mas a demora da entrega ainda é um fato. Também deve considerar que a G, para uma entrada no mundo das motos trails, na minha opinião, é melhor, pois é mais barata no preço, possui ABS e outras opções e mais baixa para um uso mais seguro. Tomar que a BMW me empreste uma para fazer uma avaliação mais precisa. Abraços.

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  2. Muito legal Amaral!

    Quanto os pneus da minha ex-Transalp pelo Anakee 2 que por sinal foi sua recomendação, a moto ficou muito melhor mas muito melhor mesmo, mas nao achei legal o comportamento da moto com o par de Anakees, a melhor configuração q consegui foi o Bridgestone Trail Wing na frente e o Anakee 2 na trazeira, pq no OFF o bridgestone é melhor entao a frente da moto ficava mai espertinha.

    Quanto a gastos com coroa e pastilhas de freio estão muito parecidos com a Transalp, a minha foi roubada com 55.000Km e fiz 3 trocas de pneus que foram 1ª Bridgestone original com 17.000, 2ª Metzeller com 15.000 e o ultimo par foram os Anakee 2 que o traseiro durou 23.000 esses foram os traseiros, o dianteiro original Bridgestone durou 27.000 e o Anakee durou 28.000.

    Ou seja pelo grip e durabilidade vale a pena gastar R$100,00 a mais no Anakee 2.

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    1. Adorei a sua avaliação dos pneus. Muito obrigado, caro amigo.

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  3. Amaral, ótima análise da moto. Penso muitas vezes em trocar a minha em uma moto menor, mais off. Esta é uma ótima opção em minha opinião. Abs,

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  4. Amaral.... saudações! Tenho uma T660 2012 que agora está com 12.000 Km. Como todos proprietários da T eu já troquei os piscas algumas vezes (quatro rsrsrsrs.) Agora o problema parece estar resolvido com material de melhor qualidade. A minha não teve mais nenhum problema estrutural, mas uma coisa está me irritando bastante... ela faz um barulho muito grande na bolha por causa da vibração. Já reapertei os parafusos, já troquei os mesmo, mas o barulho infernal continua lá! A sua apresentou o mesmo problema? Como resolver? Um abraço.

    Marcelo.

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    Respostas
    1. Ola´amigo. Muito obrigado pela sua avaliação. Sabe, embora eu não tenha postados sobre este chato problema, pois pensei que iria resolver logo, mas é incrível, o barulho na bolha me deixa irritado. Não consegui resolver. De tanto tirar e por a bolha, os parafusos (dois deles) se danificaram. Já desisti de resolver. Um grande abraço.

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    2. Ola´amigo. Muito obrigado pela sua avaliação. Sabe, embora eu não tenha postados sobre este chato problema, pois pensei que iria resolver logo, mas é incrível, o barulho na bolha me deixa irritado. Não consegui resolver. De tanto tirar e por a bolha, os parafusos (dois deles) se danificaram. Já desisti de resolver. Um grande abraço.

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