Click na Imagem e acesse meu site.

PRÓXIMAS DATAS DO CURSO DE PILOTAGEM DEFENSIVA

PRÓXIMAS DATAS PARA O CURSO DE PILOTAGEM DEFENSIVA:
PRÓXIMO CURSO LIVRE DEFENSIVO, dia 11 de OUTUBRO de 2015 ou escolha sua melhor data em http://www.amaralinstrutor.com.br/eventos/ MATRÍCULAS e INFORMAÇÕES de PREÇOS SOMENTE PELOS FONES 011 4365 2008 ou 011 9 7590 2040 e pelo E-MAIL amaralmoto@globo.com


Aos domingos, em local previamente estabelecido. Atualmente ministrado WalMart SUPERCENTER, Santo André, SP. Av dos Estados 8500. Bairro Santa Teresinha.
TAMBÉM PROGRAMAMOS CURSOS E PALESTRAS FORA DE SÃO PAULO.
Este curso tem a finalidade de conhecer os limites de segurança que sua moto pode lhe oferecer em situações de emergência.
INFORMAÇÕES:
WhatsSapp: 9 7590 2040, Fone: 11-43652008, Facebook amaral.instrutor, e-mail: amaralmoto@globo.com

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Quem Somos No Trânsito? Ou Melhor: O Que Fazemos Para O Nosso Bem Estar?

Amigos leitores e queridos alunos. Este artigo foi postado pela jornalista, e amante da vida, Mariana Czerwonka, do Blog do Trânsito.

 Em minhas aulas de Direção Defensiva sempre critiquei a separação, a distinção, a segregação daqueles que fazem parte do trânsito. Quem são estes? Ora, são: pedestres, motoristas profissionais e amadores, motociclistas ou motoqueiros, ciclistas e muitos outros objetos inanimados ou não. Pois todos fazem parte de um conjunto, de uma sociedade chamada trânsito! Desta feita, todos são responsáveis de evitar um acidente, não importa os culpados pela lei, mas sim os culpados por estarem prontos a evitarem o acidente e não evitam, talvez por seguir as leis, naquele momento, e,  assim, os errados ( ou aqueles que não estão seguindo as leis) que se cuidem, "que se virem".  Ou seja: "cada um com seu problema".

Sempre disse,  e continuarei dizendo:"...quem deve evitar os acidentes são aqueles que percebem os erros dos outros,  pois os outros estão errados e , portanto, não estão aptos de evitarem seus erros, porque, naquele momento, seus erros estão escondidos, imperceptíveis. Quem percebe estes erros são os responsáveis de evitar a tragédia..."

O trânsito é uma comunidade onde todos passam apertos, alegrias, tristezas, raiva... Assim sendo, precisamos nos conhecer melhor e nos ajudar uns aos outros, reconhecendo nossos erros e tolerando os erros dos outros. Afinal das contas, quem nunca fez uma besteirinha no trânsito?

Excelente artigo, abaixo mencionado por Mariana.

Mariana, acho que todos meus alunos concordam comigo: nosso desejo é que seu coração esteja sempre voltado ao bem estar dos outros. Obrigado por esta ajuda.

O perigo ronda…a difícil vida do motociclista!

Postado por Mariana Czerwonka em dezembro 7th, 2010
Um dia destes estava vindo para o trabalho e um fato que ocorreu no trânsito me fez refletir bastante. Estava chovendo, eu de vidros fechados, música rolando (não tão alto), decidi mudar de faixa na via que estava trafegando. Sinalizei, olhei pelos retrovisores, não vi e nem ouvi nada e como achei que a mudança era segura, fui realizá-la. Sorte que estava em baixa velocidade, pois eu não tinha visto uma motocicleta que trafegava no corredor entre os veículos e deu tempo de recuar a manobra.
Ouvi aqueles belos xingamentos do motociclista, e como boa condutora defensiva o ignorei…Ignorei, mas fiquei pensando sobre aquele “quase” acidente. Primeiro fiquei fazendo um mea culpa e pensando onde errei. Talvez foi em não ouvir o ronco da moto, ou não ter levado em consideração o ponto-cego do meu carro. Depois comecei a pensar sobre o ponto de vista do motoqueiro. Será que ele tem a noção do perigo que está correndo?
Ele pode ter me xingado, julgado, afinal, se o acidente ocorresse talvez eu fosse mesmo considerada culpada pelo fato de estar mudando de faixa. Mas quem sairia perdendo mais? Eu certamente me incomodaria muito, porque não me conformaria em ter causado um acidente. Perderia noites de sono, me sentiria culpada, talvez tivesse alguns prejuízos financeiros, mas e o motociclista? Se ele se machucasse, poderia sofrer com dias de trabalho perdidos, com internação hospitalar, com gastos em remédios, enfim, isso se fosse um acidente leve que acredito seria, por eu estar em baixa velocidade. E os acidentes graves, quem sai perdendo mais? Não preciso nem responder.
Os motociclistas podem se achar corretos em andar nos corredores, no meio dos veículos, por prezar a agilidade, mas é muito fácil ocorrer um acidente nesta situação. Os pontos-cegos existem, os condutores não fecham motociclistas de propósito. E os “motoqueiros” precisam ter essa noção. Precisam saber que são elementos frágeis e que eles devem ser os maiores interessados em sua própria segurança.
Essa história que contei é só para nos ajudar a refletir um pouco mais. Será que as vantagens de transitar pelos corredores são tão maiores quanto à própria vida do motociclista? Será que vale a pena? Bom, quem tem que responder são vocês!!!! Até a próxima!

Amiga Mariana, e a todos meus leitores, convido-os a lerem o post, neste Blog, sobre a diferença entre pilotar em corredores e ultrapassagens "Pilotar Em Corredores: Diferença Entre Ultrapassagem E Pilotar Em Corredores"
Um grande abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiquem a vontade. Deixem suas críticas,sugestões e experiências.