Click na Imagem e acesse meu site.

PRÓXIMAS DATAS DO CURSO DE PILOTAGEM DEFENSIVA

PRÓXIMAS DATAS PARA O CURSO DE PILOTAGEM DEFENSIVA:
PRÓXIMO CURSO LIVRE DEFENSIVO, dia 11 de OUTUBRO de 2015 ou escolha sua melhor data em http://www.amaralinstrutor.com.br/eventos/ MATRÍCULAS e INFORMAÇÕES de PREÇOS SOMENTE PELOS FONES 011 4365 2008 ou 011 9 7590 2040 e pelo E-MAIL amaralmoto@globo.com


Aos domingos, em local previamente estabelecido. Atualmente ministrado WalMart SUPERCENTER, Santo André, SP. Av dos Estados 8500. Bairro Santa Teresinha.
TAMBÉM PROGRAMAMOS CURSOS E PALESTRAS FORA DE SÃO PAULO.
Este curso tem a finalidade de conhecer os limites de segurança que sua moto pode lhe oferecer em situações de emergência.
INFORMAÇÕES:
WhatsSapp: 9 7590 2040, Fone: 11-43652008, Facebook amaral.instrutor, e-mail: amaralmoto@globo.com

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Qual é a Sua Prioridade? Onde Focaliza a Sua Atenção?

Vamos continuar nosso curso teórico de pilotagem defensiva?

Queridos irmãos e irmãs motociclistas. No artigo anterior falamos sobre a importância de se ter Conhecimento para uma pilotagem mais segura. Deixamos de falar do conhecimento das vias, do trânsito, etc... Mas uma coisa é certa: ter conhecimento e não praticá-lo não surgirá efeito nenhum em nossa forma de pilotar. Conhecer as leis e não praticá-las não nos dá o direito de reclamar das multas depois.

Atenção, é a próxima atitude da pilotagem defensiva. Mas, afinal, dar atenção a que, ou a quem, devemos ter?

Na verdade, ninguém deixa de ter a atenção. Ninguém é desatento. Todos os seres vivos dão atenção a alguma coisa. O animal fica atento para pegar a presa, mas também não desatenta para não ser a presa. Este animal dá a devida atenção a duas coisas: comer e não ser comido.

Eu tive uma secretária, em meus tempos da juventude, que admirava muito. Ela atendia ao telefone, escrevia o recado no computador, deixava a vontade o cliente a sua frente e ainda lixava as unhas. Tudo ao mesmo tempo!!! De fato, as mulheres conseguem dar atenção a várias coisas ao mesmo tempo, melhores do que os homens. Não sei, mas acho que são treinadas para isso. Incrível!

Caramba! O que esta história tem a ver com pilotagem defensiva? Tem muito.

Quase 90% dos acidentes é por culpa do piloto ou motorista. A bem saber: 39% excesso de velocidade, 28% desobediência às sinalizações e 19% ultrapassagens perigosas (dados de 2005, polícia rodoviária). Quanto maior é a velocidade, menores serão as opções de dar a atenção a várias situações de trânsito. Desobedecer (não desconhecer) as sinalizações é não dar a devida atenção aos perigos das vias. Ultrapassagens perigosas (não proibidas) é aquela situação que o piloto diz: "ah, eu ACHO que dá..." e não deu a atenção ao quem vem de frente eu de lado, como um cruzamento, onde é maior a incidência de acidentes entre os motociclistas.

Sim, parece que conseguimos dar a atenção a poucas situações de perigo nas vias. Não conseguimos ser como a secretária acima citada. Mas podemos fazer algo melhor do que ela: priorizar as situações de atenção no trânsito. Como?

Eu aprendi com um aluno o seguinte: “... antes de sair de casa faça uma lista mental de todas as situações de transito no caminho que você faz" Ele continua me ensinando: "... se houver escolas no seu caminho, coloque em sua lista a devida atenção aos escolares, afinal não é só perto da escola que existem estudantes, mas em seu caminho muitas crianças atravessam as ruas para irem até a escola. Coloque, então, esta situação em primeiro lugar em sua lista de prioridades da atenção. Se existem buracos e falta de sinalização, coloque em sua lista de prioridades a atenção a estes perigos. Se passam muitas mulheres lindas nas calçadas, coloque em último lugar em sua lista de atenções, pois você poderá passar por cima de um carro que pára de repente em sua frente, porque você não deu a devida atenção ao trânsito ao seu redor...”

De fato, este aluno tem razão. Esta história é prova de que todos nós damos atenção a tudo, menos ao que é mais importante no momento.

Afinal, o que é mais importante, em nossa lista de prioridades, para darmos à devida atenção e nos livrarmos dos acidentes?

Vejam como é difícil esta tarefa: imaginem pilotando seu sonho de consumo, uma KTM 990 Adventure, por exemplo. Temos que priorizar a atenção aos carros da frente, do lado e de traz, às sinalizações como farol, sinais de trânsito em geral. Também a pedestres que atravessam fora da faixa. Há também a atenção aos assaltantes. Só nisso eu contei mais de sete itens de priorizar a atenção, ao mesmo tempo!!! Será que ainda dá tempo de olhar out doors, vitrinas de lojas, falar ao celular, passar baton, cumprimentar amigos, olhar mulher bonita, ou feia nas calçadas ou por cima das janelas dos carros (seu malandrinho!!!), etc. enquanto pilota? Claro que não! Por isso priorize o que é mais importante a dar a devida atenção. Tem que forçar nossa tendência de prestar atenção a outras coisas menos importante.

É isso mesmo! Nunca estamos desatentos. O que acontece é que a nossa atenção não é priorizada.


Bom, amigos, esta postagem dedico as mulheres. Principalmete a minha. Ela dá atenção a meus filhos, ao meu sogro, a minhas roupas, confere meus artigos, faz a janta, me belisca enquanto piloto sem atenção devida.


O próximo artigo será a Previsão. Vamos falar do destino, da sorte e da razão. Aguardem.


Abraços a todos.

Um comentário:

  1. Mauricio (Atropelador - Saharamaníacos)27 de setembro de 2008 11:37

    Gostei.... vamos dar atenção ao que realmente interessa.... ao que põe em risco nossa segurança no trânsito...(Admirar a moça bonita na calçada.... só quanto estiver parado no sinal vermelho...rsrs. E rápido para não continuar parado quando ele ficar verde.)

    Abraços.....

    ResponderExcluir

Fiquem a vontade. Deixem suas críticas,sugestões e experiências.