Click na Imagem e acesse meu site.

PRÓXIMAS DATAS DO CURSO DE PILOTAGEM DEFENSIVA

PRÓXIMAS DATAS PARA O CURSO DE PILOTAGEM DEFENSIVA:
PRÓXIMO CURSO LIVRE DEFENSIVO, dia 11 de OUTUBRO de 2015 ou escolha sua melhor data em http://www.amaralinstrutor.com.br/eventos/ MATRÍCULAS e INFORMAÇÕES de PREÇOS SOMENTE PELOS FONES 011 4365 2008 ou 011 9 7590 2040 e pelo E-MAIL amaralmoto@globo.com


Aos domingos, em local previamente estabelecido. Atualmente ministrado WalMart SUPERCENTER, Santo André, SP. Av dos Estados 8500. Bairro Santa Teresinha.
TAMBÉM PROGRAMAMOS CURSOS E PALESTRAS FORA DE SÃO PAULO.
Este curso tem a finalidade de conhecer os limites de segurança que sua moto pode lhe oferecer em situações de emergência.
INFORMAÇÕES:
WhatsSapp: 9 7590 2040, Fone: 11-43652008, Facebook amaral.instrutor, e-mail: amaralmoto@globo.com

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Humildade: Atitude Difícil Mas Importante Para o Nosso Aprendizado

Irmãos. Este é um relato verdadeiro que faz parte de nosso aprendizado diário. Nosso irmãozinho Ronaldo deixou seu relato de um acidente que aconteceu com ele.
Para adquirirmos um Conhecimento sobre nós mesmos,precisamos reconhecer nossos erros e sermos humildes para isso. É muito difícil reconhecer nossos próprios erros, por isso quero muito agradecer seu relato, Ronaldo, pois aprenderemos com você. Valeu!!!

"Bom dia Amaral,
vc. deve lembrar de mim em um curso de pilotagem defensiva, aquele coroa com uma Amazonas 250cc vermelha, moto até então desconhecida que no decorrer do curso foi se reafirmando como uma moto bastante maleável fácil de pilotar apesar de ser uma custom.
Li o seu artigo onde cita um aluno que no seu depoimento fala da necessidade de planejar o seu trajeto, pura verdade! Fui vítima de uma queda com a minha Amazonas (graças a Deus não me machuquei e os danos da moto foram pequenos) por desconhecer o trajeto e ser surpreendido ao sair em curva cortando um ônibus que estava a minha direita (paga o mico!!!!) e dei de cara com as armadilhas que o DSV gosta de colocar na cidade (aquelas lajes de concreto para delimitar um trajeto).
Por sorte não estava em velocidade e como estava em curva a reação instintiva foi frenar com dianteiro, traseiro e até assoprei pra frente como fazem os aviões para frenar.
Como a moto estava em curva, com a frenagem brusca ela derrapou e saiu das lajes (Bom anjo da guarda!) fui ao chão e só sofri uma ralada.
Com este depoimento quero salientar que o amigo motociclista tem toda razão se for a um lugar onde desconhece o trajeto e o sistema viário, redobre a atenção, vá com o "pé atrás", velocidade reduzida e não faça peripécias entrando em curva cortando a frente de veículos como eu fiz se não tiver visibilidade do que está fazendo não faça!.
Amaral quero parabenizá-lo pelo trabalho que vc. faz, seus cursos são ótimos e feitos com um clima muito agradável, seu blog também está ótimo, deveria ser o manual de todo motociclista.

Grande Abraço"

Ronaldo Rodrigues de Mello
Siemens Enterprise Communications
Network Operation Center

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Qual é a Sua Prioridade? Onde Focaliza a Sua Atenção?

Vamos continuar nosso curso teórico de pilotagem defensiva?

Queridos irmãos e irmãs motociclistas. No artigo anterior falamos sobre a importância de se ter Conhecimento para uma pilotagem mais segura. Deixamos de falar do conhecimento das vias, do trânsito, etc... Mas uma coisa é certa: ter conhecimento e não praticá-lo não surgirá efeito nenhum em nossa forma de pilotar. Conhecer as leis e não praticá-las não nos dá o direito de reclamar das multas depois.

Atenção, é a próxima atitude da pilotagem defensiva. Mas, afinal, dar atenção a que, ou a quem, devemos ter?

Na verdade, ninguém deixa de ter a atenção. Ninguém é desatento. Todos os seres vivos dão atenção a alguma coisa. O animal fica atento para pegar a presa, mas também não desatenta para não ser a presa. Este animal dá a devida atenção a duas coisas: comer e não ser comido.

Eu tive uma secretária, em meus tempos da juventude, que admirava muito. Ela atendia ao telefone, escrevia o recado no computador, deixava a vontade o cliente a sua frente e ainda lixava as unhas. Tudo ao mesmo tempo!!! De fato, as mulheres conseguem dar atenção a várias coisas ao mesmo tempo, melhores do que os homens. Não sei, mas acho que são treinadas para isso. Incrível!

Caramba! O que esta história tem a ver com pilotagem defensiva? Tem muito.

Quase 90% dos acidentes é por culpa do piloto ou motorista. A bem saber: 39% excesso de velocidade, 28% desobediência às sinalizações e 19% ultrapassagens perigosas (dados de 2005, polícia rodoviária). Quanto maior é a velocidade, menores serão as opções de dar a atenção a várias situações de trânsito. Desobedecer (não desconhecer) as sinalizações é não dar a devida atenção aos perigos das vias. Ultrapassagens perigosas (não proibidas) é aquela situação que o piloto diz: "ah, eu ACHO que dá..." e não deu a atenção ao quem vem de frente eu de lado, como um cruzamento, onde é maior a incidência de acidentes entre os motociclistas.

Sim, parece que conseguimos dar a atenção a poucas situações de perigo nas vias. Não conseguimos ser como a secretária acima citada. Mas podemos fazer algo melhor do que ela: priorizar as situações de atenção no trânsito. Como?

Eu aprendi com um aluno o seguinte: “... antes de sair de casa faça uma lista mental de todas as situações de transito no caminho que você faz" Ele continua me ensinando: "... se houver escolas no seu caminho, coloque em sua lista a devida atenção aos escolares, afinal não é só perto da escola que existem estudantes, mas em seu caminho muitas crianças atravessam as ruas para irem até a escola. Coloque, então, esta situação em primeiro lugar em sua lista de prioridades da atenção. Se existem buracos e falta de sinalização, coloque em sua lista de prioridades a atenção a estes perigos. Se passam muitas mulheres lindas nas calçadas, coloque em último lugar em sua lista de atenções, pois você poderá passar por cima de um carro que pára de repente em sua frente, porque você não deu a devida atenção ao trânsito ao seu redor...”

De fato, este aluno tem razão. Esta história é prova de que todos nós damos atenção a tudo, menos ao que é mais importante no momento.

Afinal, o que é mais importante, em nossa lista de prioridades, para darmos à devida atenção e nos livrarmos dos acidentes?

Vejam como é difícil esta tarefa: imaginem pilotando seu sonho de consumo, uma KTM 990 Adventure, por exemplo. Temos que priorizar a atenção aos carros da frente, do lado e de traz, às sinalizações como farol, sinais de trânsito em geral. Também a pedestres que atravessam fora da faixa. Há também a atenção aos assaltantes. Só nisso eu contei mais de sete itens de priorizar a atenção, ao mesmo tempo!!! Será que ainda dá tempo de olhar out doors, vitrinas de lojas, falar ao celular, passar baton, cumprimentar amigos, olhar mulher bonita, ou feia nas calçadas ou por cima das janelas dos carros (seu malandrinho!!!), etc. enquanto pilota? Claro que não! Por isso priorize o que é mais importante a dar a devida atenção. Tem que forçar nossa tendência de prestar atenção a outras coisas menos importante.

É isso mesmo! Nunca estamos desatentos. O que acontece é que a nossa atenção não é priorizada.


Bom, amigos, esta postagem dedico as mulheres. Principalmete a minha. Ela dá atenção a meus filhos, ao meu sogro, a minhas roupas, confere meus artigos, faz a janta, me belisca enquanto piloto sem atenção devida.


O próximo artigo será a Previsão. Vamos falar do destino, da sorte e da razão. Aguardem.


Abraços a todos.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Curso de Pilotagem???Pra Que? Eu Já Sei Tudo!!!

Meus irmãos alunos e leitores,

Demorou! Vamos prosseguir com nosso curso teórico de pilotagem defensiva. Hoje vamos começar com a primeira das sete atitudes da Pilotagem Defensiva, a saber o Conhecimento .

Conhecimento do que para pilotar com segurança sua moto?

Bem, antes de continuar por que o termo Pilotar e não dirigir ou conduzir sua moto? Pilotar usa-se para dominar, ou melhor dizendo, governar veículos, ou máquinas, especiais, que exigem não somente conhecer seus mecanismos, funções dos equipamentos ou mesmo ter de cor a ficha técnica de sua moto inteirinha. Pilotar exige: Conhecer seus sentidos e aplicá-los no seu dia-a-dia em cima da moto. Que sentidos? Ser sensível e reconhecer, somente no tato, o tipo de solo que está transitando, por exemplo. Sentir o cheiro da chuva chegando, para diminuir a velocidade. Ver, não somente olhar, situações de perigo ao seu redor. Ouvir um barulho de frenagem, uma buzina e desviar do risco. É mesmo, colocar seus sentidos a trabalhar a favor de sua segurança quer dizer: Pilotar ( leia o artigo da revista Duas Rodas, no. 395 ).

Você conhece sua moto? As reações que ela tem? Como sua magrelinha reage em uma frenagem emergencial? Ela pode deitar muito em curvas com segurança, sem escorregar? Qual é a metragem que você precisa para parar sua moto a 100 Km/H, em solo seco?

As repostas a essas perguntas não vêm no manual do proprietário, vem na prática. Se não conhece, tome mais cuidado, e perceba melhor quais são os riscos e saia deles.

Um dia um querido aluno perguntou-me: "qual é a velocidade que devo pilotar com segurança?" Depois de pensar muito, poderia até mesmo responder que seria pilotar na velocidade da lei vigente. Mas percebi que não era esta a resposta certa. Pensei mais um pouco. A resposta correta seria: " ...pilote na velocidade que, se você precisar parar a moto, ela pare com segurança..." Então, não importa qual a velocidade, qual é o modelo da moto, que tipo de solo trafega, com chuva, sem chuva, no claro ou a noite!!! O importante é reconhecer situações de riscos e respeitar estas situações e colocar em prática este conhecimento. Conhecimento dos Riscos!

Um outro aluno, muito querido também, comprou uma Bandit 650. Ele estava acostumado com uma Twister. Ao sair de sua garagem com a Bandit, antes mesmo de abrir o portão, ele pensou em retornar de sua decisão. Resolveu não sair naquele momento. Este caso foi muito interessante, pois percebi que ele respeitou seus limites. Ele reconheceu que não era o momento certo de sair. Conhecer Seus Limites, sua capacidade. Conhecer a si próprio. Você se conhece? Conhece suas reações em momentos de pressão, por exemplo? Isso também pode evitar acidentes, ou incidentes. Veja o meu caso: " Em 2001, 16 de outubro, estava ministrando uma aula de Direção Defensiva, para alunos em CFC. Dizia a eles nunca reagirem a um assalto, pois não é só o trânsito que pode matar, mas a falta de relacionamento humano também. Pois bem, é só ter falado isso que, ao sair da aula, pegar minha moto para ir para casa, dois bandidos me abordaram com uma arma. Imaginem, reagi. Eu achava que conhecia minhas reações. Conhecia nada!!!. Por causa dessa falta de conhecimento, tomei três tiros."

Sempre disse o seguinte: PILOTAGEM DEFENSIVA É: " Pilotar evitando o acidente mesmo contando com os erros dos outros"

Conhece esses erros que os outros cometem? Quais são os erros mais comuns que um pedestre faz? Pense bem. Pense mais um pouco... Ahhh! atravessar fora da faixa. Opa! por entre os carros nos corredores? Atravessar nas esquinas, onde não se enxerga?

Quais são os erros mais comuns do motorista? Não dar pisca, dar pisca em sentido oposto ao realizado, esquecer o pisca ligado, passar o farol vermelho, não olhar pelo espelho retrovisor, falar ao celular, comer no carro, usar insul film... Caracas, são muitos os erros. Você reconhece isso?

Conhecer os possíveis erros dos outros nos dá a responsabilidade de sermos nós os únicos que poderíamos evitar o acidente. Não importa se estamos certos na lei ou não, mas quem pode evitar o acidente não é aquele que já está errado, mas aquele que percebe os erros dos outros e evita esses erros, decidindo desviar dos riscos. Lembra o que eu falei acima neste artigo? Reconheça os riscos e saia deles. O segredo de tudo isso é: -use sua sensibilidade ao pilotar;
-conheça seus limites;
-conheça os limites da moto;
-conheça os erros dos outros;
-conheça a si mesmo.

Renato Russo, do Legião Urbana já dizia: "...mentir pra si mesmo é a pior mentira..." Talvez por nos sentirmos especiais, pois pilotamos um veículo especial, a moto, perdemos a noção do respeito que precisamos ter da motocicleta. Infelizmente não se aprende a pilotar nas auto-motos escolas. Lá se aprende a dirigir e não pilotar.

Como sempre, espero seus comentários e críticas. Sua experiência é um curso dado. Conto com todos.

Agradeço muito os e mails, as mensagens no Orkut e os comentários postados neste Blog. Desculpem não responder a todos.

Este artigo é dedicado a turma do Clube da CB, em especial o casal Ivani e Charles. Ela comentou que depois que conheceu sua CB lhe "parece um brinquedinho" ao pilotar.

Na próxima semana vamos falar da Atenção.

Abraços a todos.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Pilotagem Defensiva. Afinal, Se Defender do Que?

Caros alunos e leitores,

Desculpem a demora de novos artigos publicados. Estou fazendo um trabalho de consultoria para a Kasinski e está tomando um pouco de meu tempo.

A partir de hoje iniciaremos um curso de Pilotagem Defensiva teórico. Cada semana abordaremos temas definindo aos poucos o que realmente é Pilotagem Defensiva. Afinal das contas: defender-se do que?

Vamos abordar tudo sobre como pilotar com segurança. Os temas serão os seguintes:
1- Atitudes da Pilotagem Defensiva. O que é Pilotagem Defensiva? Aqui analisaremos atitudes simples humanas que, se colocadas em prática, poderemos muito evitar os acidentes. Atitudes como:
a- Conhecimento: da moto, das leis, das vias e caminhos e, principalmente, de si mesmo.
b- Atenção: o que causa a desatenção e como evitá-la
c- Previsão: como antecipar situações de riscos e corrigir os erros
d- Decisão: são três os tipos de decisão. Vamos ver quais são
e- Habilidade: "quanto mais habilidade que o piloto tem mais são as chances de um acidente com ele". Caramba!!! que contradição é essa?
f- Medo: pilotar com medo. Agora exagerei!!!
g- Intuição Feminina: ai!!! esta vai doer pra "nóis" machistas!!!

2- Situações que propiciam o Acidente. Como evitar os acidentes? Aqui vamos falar em pilotagem na chuva, a noite, com os três tipos de ventos, em vias mal pavimentadas, com neblina, etc. Vai ser muito legal, pois em meus cursos é muito difícil eu abordar estes temas.

3- Em Caso de acidentes. Como evitar maiores traumas. Claro!!! Vamos falar da roupagem de segurança e equipamentos apropriados para o dia-a-dia.

Vou contar experiências de alunos que ajudaram muito nos cursos práticos. Conto com seus comentários. Aliás, comentários muito expressivos e educativos. Valeu galera, vocês estão ajudando muito! Continuem ilustrando nosso blog. Muito obrigado.

Este curso teórico é em agradecimento a muitos, mas em especial a galera da Empresa Paranoá, sito em Diadema, SP, onde ministrei uma palestra relâmpago, e, se não fosse a grande ajuda da Flávia, da segurança do trabalho, estaria falando até agora sobre Pilotagem Defensiva.

Então, para semana que vem, iniciaremos com o tema número um artigo a: Atitudes da Pilotagem Defensiva. O que é Pilotagem Defensiva? Conhecimento

Aguardem. Abraços a todos
a